• Marcello Veríssimo

     

    O bispo diocesano do Litoral Norte, Dom José Carlos Chacorowsk chegou nesta quarta-feira (31), em Aparecida, no Vale do Paraíba para participar da 59ª Assembleia Geral da Conferência Geral dos Bispos do Brasil da CNBB.

    O evento, que acontece de forma presencial, começou no último domingo, dia 28 de agosto e termina nesta sexta-feira (2) no Santuário Nacional.

    A assessoria de imprensa da Diocese informou que mesmo atravessando luto recente pelo falecimento de sua mãe Elza Chacorowsk, Dom José fez questão de participar e representar a Diocese de Caraguatatuba nesse importante evento para a Igreja.

    O episcopado brasileiro, que está reunido no encontro, aprovou e enviou uma carta encaminhada ao Papa Francisco na última segunda-feira, dia 29 de agosto. No documento, os Bispos afirmam que a “Comunhão, participação e missão” constituem a inspiração e o critério das duas etapas da 59ª Assembleia Geral.

    Os bispos destacam que neste ano será comemorado os 200 anos da Independência do Brasil (1822 – 2022). “Neste contexto, a sociedade brasileira se encaminha para a eleição dos seus representantes legislativos e executivos, em âmbito nacional e estadual. Contudo, observamos que os contextos da comemoração histórica e do exercício democrático de direito desenvolvem-se sob clima de tensão entre os Poderes da República”, eles dizem.

    No documento, os prelados também dizem que a Conferência Episcopal do Brasil tem se esforçado para animar as pessoas e as organizações da sociedade civil, através do Pacto pela Vida e pelo Brasil, dentro da tônica de amizade e cooperação social, em vista do bem comum, proposta na Carta Encíclica Fratelli Tutti. “Acreditamos na irrenunciável missão de nos empenharmos na promoção da pessoa humana à luz da fé cristã. Nesta tarefa, em que reconhecemos a essência do humanismo solidário cristão”, afirmam na carta.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.