• Marcello Veríssimo

     

    O GBMar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) do Litoral Norte informou no final da tarde desta quarta-feira (31) que dará início hoje (1º) ao quinto dia de buscas ao jovem Vinícius Santos Morais, 18, que desapareceu no último sábado, dia 27 de agosto, na praia Vermelha do Centro, em Ubatuba. O rapaz estava acompanhado do irmão e de um amigo, que foram visitar a praia enquanto seu pai fazia um serviço na região.

    O grupo veio de Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com o Grupamento Marítimo, a busca é realizada por duas embarcações, na Vermelha do Centro e nas praias vizinhas Tenório e Baguari de Fora. Até ontem, apesar dos esforços dos bombeiros, o corpo do jovem ainda não havia sido localizado.

    O GBMar informou que realiza buscas diariamente desde o dia do acidente, mas ainda não conseguiu localizar o corpo de Vinícius. De acordo com o grupamento, o mar esteve com agitação e ondas nesta semana que, aliadas ao vento forte, podem ter levado o corpo para outras praias de Ubatuba.

    O acidente ocorreu no sábado, dia 27, quando o adolescente estava com os outros dois rapazes nas pedras da praia fotografando. Naquele dia, a Vermelha do Centro, também era afetada pela condição da maré.

    Informações dão conta que uma onda arrastou os três garotos para dentro do mar. Guarda-vidas da praia conseguiram salvar um dos meninos, o outro conseguiu se salvar agarrando uma pedra, mas Morais desapareceu levado pela força da água.

    Massaguaçú – Esse é o segundo caso de afogamento registrado somente no mês de Agosto nas praias da região e com características semelhantes. No dia 13, o jovem Manoel Gomes de Souza, 22 anos, foi puxado pela correnteza da praia Massaguaçú, após entrar no mar na companhia de dois amigos.

    Ele foi encontrado dias depois na orla da praia do Camaroeiro, cerca de 2 km distante do local em que desapareceu.

    Água no Umbigo, sinal de Perigo – Com a proximidade do verão, que começa em dezembro, e das festas de fim de ano o Corpo de Bombeiros alerta para cuidados na hora de aproveitar as praias do Litoral Norte, principalmente, nas consideradas traiçoeiras.

    Os banhistas devem ficar atentos à sinalização, que aponta para os locais perigosos. Além disso, o GBMar orienta para dicas simples que podem garantir a segurança na hora de se divertir na praia.

    Confira:

    Fique sempre atento às bandeiras que sinalizam a condição do mar.

    Preste atenção nas correntes de repuxo e evite ficar próximo de uma.

    Água no umbigo, sinal de perigo. Com a água na altura do umbigo é mais fácil escapar de repuxos ou buracos porque a pessoa tem mais tempo de reação.

    Evite dar bóias para crianças. Elas podem fazer a criança se virar ou mesmo se soltar dos bracinhos dos pequenos.

    Jamais entre no mar se estiver abusado do consumo de bebida alcoólica.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.