• A 4ª edição do Ilhabela Bird Week, maior evento de observação de aves do litoral paulista, começa na próxima semana dentro da programação de aniversário de 217 anos de Emancipação Político-Administrativa de Ilhabela e 200 anos da Independência do Brasil. De 12 a 18 de setembro, diversas atividades gratuitas estão programadas com foco nos amantes de observação de pássaros e da natureza, apresentando as belezas de Ilhabela e sua vocação como destino de birdwatching, segmento do turismo que tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo. A abertura oficial será no dia 12 de setembro, com a inauguração da exposição fotográfica Aves de Ilhabela no Museu Náutico, localizado na Vila.

    O arquipélago abriga o Parque Estadual de Ilhabela e possui 94% de sua área coberta por Mata Atlântica. São mais de 390 espécies de aves que podem ser avistadas em diferentes ambientes, como mar, mangue e trilhas pela floresta, além de guias locais especializados que fazem toda a diferença na experiência vivida pelos visitantes. Durante o Ilhabela Bird Week 2022, essa diversidade poderá ser experimentada durante as passarinhadas guiadas, oferecidas gratuitamente.

    Minicursos e atividades lúdicas para a criançada também fazem parte da programação. Haverá o encontro de clubes de observadores de aves de diferentes cidades e especialistas darão palestras sobre observação de aves em Ilhabela, fotografia de natureza, curiosidades sobre as aves, inclusão, aves e Mata Atlântica e muito mais, abrindo o leque de conhecimento para quem está iniciando este tipo de atividade e trazendo informações importantes para os que já são adeptos do birdwatching.

    O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, enfatiza que a cidade é um destino turístico consolidado e com forte vocação para o birdwatching: “o arquipélago se destaca pela natureza e, além das aves, possui infraestrutura turística completa, com ótima oferta de meios de hospedagem, gastronomia, receptivos locais e guias de turismo. Assim, o Ilhabela Bird Week contribuirá para promover a cidade como local para observação de aves e qualificar ainda mais o trade turístico para trabalhar este importante segmento”.

    Neste ano, o Ilhabela Bird Week terá em sua programação o Terra da Gente, programa veiculado na TV aberta que comemora 25 anos apresentando as belezas naturais do país, conscientizando sobre a importância de preservar a natureza. Sem dúvida será o cenário ideal para uma grande festa dedicada a quem se encanta pela observação da vida silvestre e exuberância da Mata Atlântica.

    O evento é uma realização da Prefeitura de Ilhabela, com a curadoria da AVISTAR e organização da Conteúdo Brasil. Para quem não tiver o privilégio de participar presencialmente, as palestras também serão transmitidas online. Confira a programa e faça sua inscrição gratuita no site www.ilhabelabirdweek.com.br

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.