Em reta final, a capacitação do VI Curta Caraguá, Festival de Cinema voltado a Escolas Estaduais do Litoral Norte, reuniu, no último fim de semana, professores da rede estadual que irão supervisionar a criação dos curtas-metragens junto aos alunos, para a conclusão de seu penúltimo módulo ‘Interpretação para Câmera’, com mediação da atriz Keiliane Dias.

No encontro, o grupo teve acesso à introdução de conceitos básicos de atuação, como: foco, ritmo de cena, articulação, projeção, olhar e base de atuação, treinados a partir de jogos teatrais para melhor entendimento prático; técnicas de interpretação, como ‘O método’ de Stanislavski, que trabalha a partir de vivências relacionadas à memória emotiva e afetiva; além da Técnica de Sanford Meisner, que propõe “viver verdadeiramente a circunstância imaginária”.

Os professores também realizaram leitura branca e leitura dramática, colocando em prática o módulo de roteiro e auxiliando na construção da personagem. Além disso, foram feitas gravações de cenas a partir das técnicas de interpretação abordadas.

Para Keiliane Dias, “quando falamos de interpretação vai além de imitar algo ou alguém, é se colocar no lugar do outro, o ator é doador, doa seu corpo, voz e alma para a personagem, e passar para os professores e alunos esse pensamento como técnica de interpretação é ensinar empatia, é ensinar viver o outro”.

Em sua 6º edição, o Curta Caraguá recebeu 26 inscrições de escolas da região e conta com 44 professores participando dos workshops, mais 16 pedagogos ouvintes e milhares de alunos da rede pública de ensino que serão beneficiados através destes profissionais.

Vale ressaltar que todas as escolas inscritas contam com monitoria dos profissionais à frente do ciclo de capacitação até o mês de novembro. Além disso, todas as escolas também receberão um kit de produção contendo um tripé para câmera/celular e um tecido Chroma key para gravação e efeitos especiais.

Visando estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual por meio da produção de curtas-metragens, além de promover a exibição pública dos filmes e a formação de público, o VI Curta Caraguá conta com três categorias: Estudante 1, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II; Estudante 2, voltado para turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico; e Especial, para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico.

O Festival selecionará ainda até 25 filmes para cada uma das categorias Estudantis e 15 filmes para a categoria Especial, que serão apresentados no Auditório Maristela de Oliveira no dia 26 de novembro, às 18h, com premiação entregue no dia 27/11, às 15h, em uma cerimônia de premiação para os melhores curtas-metragens.

Serão entregues também troféus ao 1º, 2º e 3º lugar e uma excursão para o MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, para as escolas que obtiverem o 1º lugar em cada categoria.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *