Nesta quarta-feira (14), haverá caminhada para conscientização e panfletagem na região central

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), está promovendo, desde o início do mês, palestras, rodas de conversa e outras ações enfocando a saúde mental, a importância da vida e a prevenção ao suicídio, em unidades de saúde e escolas, em adesão à campanha Setembro Amarelo.

Entre as atividades, está programada para amanhã (14) uma caminhada para conscientização e distribuição de panfletos no comércio e região central da cidade. O início será às 9h, na Praça do Coreto (ao lado da Igreja Matriz), no Centro Histórico, e o encerrando na Rua da Praia. Participarão funcionários e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I); equipe e usuários da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI); e crianças e adolescentes do projeto Viração. Confira a programação completa das atividades clicando AQUI.

Setembro Amarelo é uma campanha realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de trazer visibilidade para o tema e conscientizar a população para a valorização da vida e a prevenção de suicídios. Este ano, o lema é “A vida é a melhor escolha!”.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois, com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia (FONTE: https://www.setembroamarelo.com/).

Ainda de acordo com a OMS, praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Portanto, se estiver precisando de ajuda ou conhecer uma pessoa que está passando por essa situação, procure a unidade de saúde do seu bairro para receber orientação e assistência médica.

Um canal de apoio

O CVV – Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973. Realiza um serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato, pelo telefone 188, 24 horas, todos os dias. Outros canais, como e-mail e chat, você encontra no link https://www.cvv.org.br/.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *