Marcello Veríssimo

O bispo diocesano de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski, integra a comitiva do
Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realiza entre os dias 19 de setembro e 2 de outubro a visita ‘Ad limina Apostolorum’, uma peregrinação aos túmulos dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma, na Itália. O bispo do Litoral Norte participa da iniciativa pela primeira vez

O Regional Sul 1 compreende as arquidioceses, dioceses ou e paróquias do Estado de São Paulo da CNBB. A visita, a ser realizada pelo episcopado paulista, acontece em dois grupos, e será um momento de comunhão eclesial com o Papa Francisco, sucessor de São Pedro Apóstolo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Diocese de Caraguatatuba, o encontro com o Sumo Pontífice está previsto na agenda, assim como visitas aos Dicastérios da Cúria Romana e celebrações nas basílicas papais.

O padre Tiago Barbosa, assessor da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul1, disse que a viagem é uma oportunidade dos bispos de promoverem e favorecerem a comunicação entre as dioceses do estado e a Santa Sé por meio de “um intercâmbio de informações e uma divisão de solicitude pastoral sobre problemas, experiências, sofrimentos, orientações e projetos de trabalho e de vida”.

A cada cinco anos acontece essa peregrinação dos bispos a Roma. A atual, que começa na próxima segunda-feira, estava prevista para acontecer em 2020, mas devido a pandemia de Covid-19, foi adiada.

De acordo com a CNBB, a comunidade católica do Brasil está dividida em 19 regionais. O Regional Sul 1 da CNBB, que compreende o Estado de São Paulo, é formado por sete sub-regiões pastorais: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I, Ribeirão Preto II, São Paulo e Sorocaba, onde estão inseridas as seis arquidioceses e as 36 dioceses do Estado

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *