• A Prefeitura de Ilhabela esteve presente no 4º Fórum CLIA Brasil 2022, organizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos e realizado na sede do Ministério do Turismo, em Brasília-DF, na quarta-feira (14/9). Na ocasião, reforçou Ilhabela como um dos principais destinos na rota de escalas dos navios cruzeiros.

    O evento reuniu autoridades e grandes players do mercado de cruzeiros em um dia de debates e reflexões sobre tendências e os desafios para o desenvolvimento desta importante atividade turística no país.

    A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Luciane Leite, presente no evento, participou do painel “Destinos, atrações e receptividade”, destacando os diferenciais competitivos que fazem de Ilhabela um dos portos brasileiros mais atraentes. “A visão da ilha a partir do mar é fantástica, de fato a paisagem é um convite ao desembarque. Em terra, a diversidade de atrações encanta. O turista pode optar por praias, trilhas, cachoeiras, city tours, mergulho, passeios náuticos, experiências culturais, gastronômicas ou ir às compras. Poucos destinos brasileiros possibilitam tantas opções, infraestrutura e qualidade de serviços tão próximos ao ponto de desembarque. O encanto e o nome de Ilhabela são tão fortes, que na temporada passada teve até casamento na Igreja Matriz de noivos que estavam num cruzeiro”.

    Acompanhada do seu secretário-Adjunto de Turismo de Ilhabela, Ricardo Cretella, a secretária Luciane Leite também participou de diversas reuniões no fórum, inclusive com o Ministro de Turismo, Carlos Brito, o assessor especial de Turismo, Bob Santos e o chefe de Gabinete, Antônio Roque Pedreira Júnior.

    Além da pauta sobre navios de cruzeiro e a participação da cidade no Seatrade 2023, foi discutida a importância para Ilhabela do turismo náutico, marina pública, modelos de concessões para trilhas e cachoeiras e sobre o afundamento de navios para criação de recifes artificiais, assim como um projeto piloto com o mesmo fim.

    Foram realizadas reuniões com o Coordenador Especial de Turismo Náutico da Embratur, Gentil Venâncio e também com o secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério de Turismo, Heitor Kadri, a Chefe de Gabinete, Lana Félix e o coordenador Geral de Mobilidade e Conectividade, Matheus Linhares.

     

    A Prefeitura de Ilhabela trabalha firme na organização, ampliação e planejamento da próxima temporada. De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, a temporada de Cruzeiros 2022/2023 promete ser a maior dos últimos 10 anos.

    Até o momento, Ilhabela já possui cerca de 70 escalas confirmadas, com previsão de aumento desse número. Para o Prefeito Toninho Colucci, a expectativa é muito positiva: “A temporada de cruzeiros em Ilhabela é uma parte importante da economia local. Ela é uma das peças que auxiliam na geração de emprego e renda para as famílias, além de divulgar o arquipélago para o Brasil e o mundo. Por isso, temos trabalhado de forma articulada junto às grandes companhias de cruzeiros para termos uma ótima temporada”.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.