Marcello Veríssimo

A presença de uma frente fria sob o estado somada a entrada de ventos úmidos do oceano, a atuação da La Niña e o período de transição para a primavera ainda deixam o tempo instável nesta sexta-feira (16) em todo o Litoral Norte.

Hoje, de acordo com os meteorologistas do Climatempo, as chuvas ficarão concentradas na faixa leste, incluindo a região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, litoral norte e as regiões de Campinas, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Nas demais regiões do estado o dia será de sol entre muitas nuvens e umidade relativa em declínio.

Pela previsão do tempo, a partir de amanhã (17), o sol volta a aparecer e o tempo recomeça a ficar firme, em todo o território paulista, mas ainda com condições para formação de chuvas fracas e isoladas apenas nas regiões litorâneas.

Nesta sexta-feira ainda há 90% de chance de chover no Litoral Norte, as temperaturas variam de 16 a 18 graus. No sábado (17), as temperaturas máximas chegam a 20 graus e a temperatura mínima não passa de 14.

La Niña

Os meteorologistas alertam que com intensidade fraca, o La Niña deve continuar atuando até o fim do inverno no próximo dia 22 de setembro e, também, na primavera, como mostram os modelos de previsão do tempo.

La Niña começou a atuar no Brasil em outubro de 2021. De acordo com os meteorologistas, provocou, entre abril e junho deste ano, uma intensificação do frio, atingindo a temperatura de -1,1 °C, o que classificou o fenômeno como moderado no trimestre. Porém, entre os meses de maio e julho, houve um enfraquecimento (fechando em -0,9°C), o que levou La Niña para a categoria de evento fraco.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *