A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), está promovendo, desde o início do mês, palestras, rodas de conversa e outras ações enfocando a saúde mental, a importância da vida e a prevenção ao suicídio, em adesão à campanha Setembro Amarelo.

Muitos dos eventos são voltados a jovens e adolescentes, como as palestras realizadas pela diretora do Departamento de Políticas Públicas em Saúde, Carla Brasil de Oliveira, à Guarda Mirim (GM). Na quarta-feira (14), às 14h, o evento aconteceu na Unidade da Guarda Mirim da região central, em Barequeçaba; amanhã (20), às 9h, a palestra será na Unidade da Guarda Mirim da Costa Norte, na Enseada.

Na quarta-feira (21), às 9h, o evento será para a turma da manhã em Barequeçaba e, no dia 26 de setembro, para a turma da tarde na Enseada, abrangendo as quatro turmas da Guarda Mirim.

As palestras enfocaram os sinais e sintomas de depressão e ansiedade, como podemos identificá-los, o que fazer quando percebermos que uma pessoa apresenta comportamentos que podem indicar o desejo de morrer e as formas de prevenção do suicídio. “É importante sempre cultivar hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas; conversar com pessoas próximas, como familiares e professores, quando não estiver se sentindo bem; e até mesmo cultivar a espiritualidade, independentemente de religião”, explica Carla.

Outra atividade direcionada aos jovens foi uma roda de conversa, também na quarta-feira (14), às 18h30, com participantes do time de vôlei do Pontal da Cruz, na E.M. Profª Maria Francisca Santana De Moura Tavolaro. O evento foi promovido pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I) em parceria com a Secretaria de Esportes (SEESP).

A Coordenadora e Enfermeira em Saúde Mental do CAPS I, Ana Paula Dainese, a Psicóloga Thais Rodrigues e o Assistente Social Rayoni Salgado realizaram uma palestra dinâmica com a participação ativa dos alunos, enfocando a prevenção ao suicídio e a valorização da vida.

Biblioteca Amarela

Durante todo o mês, a Biblioteca está com uma programação especial vinculada ao Setembro Amarelo. Até o dia 29, acontece a Exposição literária “Biblioteca Amarela”, com literatura e outras mídias promovendo uma melhor saúde mental, por meio de livros de biografias de personalidades que superaram seus desafios e obstáculos e de autoconhecimento.

Na sexta-feira (16), às 15h, o CAPS I, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass) e com o Centro de Valorização da Vida (CVV), promoveu a palestra e bate papo “Conversando e valorizando a vida”, com as palestrantes Ana Paula Dainese (CAPS I) e Thais Rodrigues, psicóloga clínica comportamental, voltada a jovens de 16 anos.

Nesta quarta-feira (21), às 9h e às 14h, haverá Mediação de Biblioterapia, com a pedagoga, contadora de histórias e mediadora de biblioterapia Cris Oliveira, baseada no livro “Os invisíveis”, de Tino Freitas e Odilon Moraes. A atividade é voltada a crianças de 10 anos.

Nesta sexta-feira (30), às 15h, será ministrada palestra em homenagem ao escritor Machado de Assis com tema “Machado de Assis e sua ginga literária”, mediada por Shirlei Rodrigues, professora da rede municipal de são Sebastião e idealizadora de projetos étnico raciais. O público-alvo são jovens de 14 anos.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *