Projeto ‘Nossa Pesca: conhecer a origem para valorizar o pescado artesanal’ é apoiado pela prefeitura

PESCA TEC SEMAM 1

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento e Secretaria de Turismo (SETUR) apoia o projeto ‘Nossa Pesca: conhecer a origem para valorizar o pescado artesanal’.

O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Estudos e Empreendedorismo Socioambiental (IESA), em parceria com a Paiche Consultoria e Treinamento e conta também, com o apoio do Instituto de Pesca e APA Marinha Litoral Norte.

O objetivo é gerar incentivos e valorização de mercado para pescadores e pescadoras artesanais que desenvolvem suas atividades de forma transparente e sustentável, através de ferramentas de rastreabilidade, como a instalação de uma câmera na embarcação para registro da pescaria e a utilização de um aplicativo (App).

Na primeira fase do projeto piloto estão previstos cinco pescadores artesanais do Litoral Norte. Três deles estão em São Sebastião na Costa Sul e utilizam, principalmente, o cerco flutuante, considerada uma arte de pesca sustentável.

Os restaurantes participantes poderão comprar o pescado e terão informações de origem – em que região foi pescado, por quem e quando, além de um pequeno vídeo do momento da pesca. Assim, escaneando um QR Code, os clientes podem acessar todas essas informações ao pedir o prato no restaurante.

O primeiro pescador a aderir e instalar a tecnologia foi Márcio Silvestre da Praia Toque-Toque-Pequeno. Trata-se da primeira embarcação de pesca artesanal a adotar esta tecnologia no Brasil.

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Shellcatch e é utilizada em diversos países como Chile, México, Estados Unidos, Tailândia, Peru, Equador, Belize, Turquia, Costa Rica, Paquistão e Noruega, em iniciativas públicas, privadas e realizadas por organizações do terceiro setor.

Já aderiram ao projeto os pescadores do rancho de Maresias, Jhonatan, Nunes e Rafael, e o pescador Valmir (Cabelo), que estão em fase de instalação das câmeras nas embarcações. Os restaurantes participantes são Pimenta de Cheiro, Taioba, Restaurante Toque Toque do Mar e Terral.

Assim que a coordenadora do projeto, Helena Gonçalves procurou o Departamento de Pesca da Prefeitura de São Sebastião, encontrou total apoio e incentivo ao projeto. “É uma valorização da pesca artesanal. Exatamente o que o turista busca ao vir para o Litoral Norte. Comer peixe da época, fresco e pescado no município”, afirmou Simone Monteiro, diretora do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento da Secretaria do Meio Ambiente, Prefeitura de São Sebastião.

Mais informações, interesse em participar, ou apoiar o projeto, com a coordenadora, Helena Gonçalves, e-mail: helena@institutoiesa.org. Telefone: (19) 98247-5662.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam