Comerciantes do LN apostam na temporada de verão para garantir lucro e superar crise econômica de 2022

4ed5cb2a-6821-4e83-b03b-c02599fed184 (1)

Marcello Veríssimo

Depois de um ano difícil com inflação alta, desemprego, alta nos índices de violência, campanha política, aumento do custo de vida, o pequeno e médio trabalhador do Litoral Norte, que tem de se desdobrar para não perder a esperança na vida e pagar suas contas, entra na contagem regressiva para dar início na alta temporada de verão, que começa oficialmente um dia após o Natal, em 26 de dezembro.

Historicamente, as férias de verão entre os meses de dezembro e março é a época em que os municípios do Litoral Norte ficam lotados com dezenas de milhares de turistas que vêm de diferentes regiões do país para descansar, se divertir e gastar.

O Litoral Paulista é um dos mais bonitos do país e, nos meses de verão, se transforma com centenas de atrações para todos os gostos e bolsos.

A partir de Bertioga, passando por São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, até chegar em Trindade, na divisa com o Rio de Janeiro, há diversas praias paradisíacas para aproveitar o verão de 2022/23. De acordo com o Observatório do Circuito Litoral Norte, que reúne os quatro municípios do Litoral Norte, além de Bertioga, no mês de julho a taxa de ocupação média nos meios de hospedagem em Ilhabela foi de 68%, no tempo médio de 2,9 dias com diária em torno dos R$ 338.

Enquanto os turistas descansam, os moradores trabalham para tentar recuperar os prejuízos que se prolongam já por alguns anos desde o advento da pandemia da Covid-19, que mudou as configurações das relações humanas e profissionais. “Estamos confiantes que essa temporada vai ser bastante boa, só sair o sol, as previsões são otimistas, esse ano choveu muito, agosto não trabalhamos nenhum dia, julho nos salvou e agora em setembro foram só dois finais de semana. Então fizemos de um limão, uma limonada neste ano”, conta a vendedora Tatyana Barros, que integra a equipe de uma barraca que vende alimentação em Maresias, praia da costa sul de São Sebastião. “A gente espera que faça muito calor e sol para irmos trabalhar na praia, aí paramos só depois do Carnaval, se Deus quiser”, diz ela.

A vendedora de praia, Delma de Freitas, também de Maresias, conta que o trabalho depende totalmente dos turistas. “E esse ano, assim como o último foi muito difícil, em relação a economia e com a saúde, está uma situação crítica. Pois muita gente está trabalhando somente para comer, e não está gastando muito com luxos”. “O Brasil passa por uma crise econômica, estamos em época de eleição, e no final do ano ainda tem copa do mundo. O que complica ainda mais para nós”, diz ela.

A Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis informou que com o controle da pandemia, e a predominância da vacinação, mesmo com a crise econômica o brasileiro não deixa de viajar no fim de ano. De acordo com a entidade, os voos domésticos mais requisitados são: Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Florianópolis (SC), Porto Seguro (BA), Natal (RN) e João Pessoa (PB).

No ar e na terra, para os turistas que preferem viajar de carro, o Litoral Norte de São Paulo deve ser um dos principais destinos do país. Por enquanto, as gestões municipais ainda não possuem dados oficiais sobre as expectativas de movimento para a temporada, mas muito provavelmente, com o real que continua desvalorizado o índice de ocupação hoteleira deve ser como na temporada passada podendo chegar aos 96%, entre os dias 28 de dezembro e 2 de janeiro.

A reportagem do JDL tentou ouvir o Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) do Litoral Norte, mas nenhum representante da entidade foi localizado para comentar o assunto.

A artesã de São Sebastião, Geny Palieri, que há aproximadamente três décadas trabalha vendendo suas próprias produções autorais na Rua da Praia, região central do município, também diz estar otimista com a temporada que se aproxima. “Depois da pandemia, as pessoas parecem ter a sensação de voltarem a se sentir livres, mas está tudo tão atípico, frio em setembro, esperamos pelo sol e calor, com sol tudo acontece”, torce a artesã, que também trabalha com tatuagens de henna.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam