• A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras (SEO), informou nesta sexta-feira (30), que foi iniciada a obra de estabilização de encosta no Km 178,10 da SP 055 (BR 101), na altura do Morro do Esquimó, em Juquehy, Costa Sul do município.

    A obra foi contratada pelo valor de R$ 936.234,55, com prazo para conclusão de 8 meses, após licitação, na modalidade tomada de preços, n.º 053/2022, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado de São Paulo.

    Nesta semana, a empresa vencedora do certame licitatório já movimentou equipes e máquinas no local, promovendo a remoção de árvores.

    O Morro do Esquimó é composto por depósito de tálus, um tipo de solo muito instável que sofre movimentações mesmo sem ocorrência de chuvas. Estudos do DER constataram que a movimentação do morro é de 60 centímetros por ano sem considerar a ação da chuva; quando considerada, a evolução é ainda maior.

    Há uma fenda enorme no topo do morro, por onde a água da chuva entra e infiltra na parte de baixo do talude, chegando ao asfalto.

    O local tem vários históricos de deslizamentos de terra; quedas de muros e rachaduras em paredes de residências; invasão da rodovia pelo morro, que avançou sobre o acostamento, que não existe mais.

    Existem atualmente mais de 30 famílias instaladas no Morro do Esquimó, e já foram removidas outras 20 no decorrer dos anos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.