• Dando continuidade aos trabalhos legislativos, os vereadores da Câmara de Ilhabela, em sessão ordinária da última terça-feira (27/09), apresentaram seus requerimentos e indicações, direcionados ao Executivo Municipal. As proposituras já foram encaminhadas para a Prefeitura, requerendo informações e recomendando melhorias em diversos serviços e instalações por toda cidade.

    Confira as matérias e acompanhe os trabalhos dos parlamentares:

    Requerimentos

    Vereador Donato dos Santos Silva (Viola)

    Melhoria em via – Possibilidade de realizar a troca do calçamento, de pedras por bloquetes, da Rua José Baltazar de Lorena, no bairro Cabaraú. De acordo com o par, há eminente risco de acidentes na via, pois as pedras ficam lisas e escorregadias, causando insegurança aos moradores. Vale ressaltar, que em dias de chuva o local torna-se mais perigoso, e os carros chegam a deslizar.

    Manutenção em calçamento – Manutenção no calçamento da Rua Benedito de Paula Cassiano, no bairro do Reino. O vereador relatou que os bloquetes estão soltos, causando transtornos, além da possibilidade de acidentes.

    Vereador Edilson dos Santos (Edilson da Ilha)

    Parque Infantil – Considerando licitação para aquisição e instalação de mobiliário urbano (academia ao ar livre e parque infantil), o par questionou a possibilidade de que todos os parques da cidade sigam o mesmo modelo que existe na Praia de Santa Tereza. O vereador ressaltou que hoje os parquinhos são de madeira e precisam sempre de manutenção, ao longo do tempo esses brinquedos quebram ou se desgastam com a ação da natureza, colocando as crianças em perigo. O modelo da Praça da Santa Tereza além de mais bonito, é mais seguro.

    Licitação de mobiliário urbano – Em relação a ata de Registro de Preço vigente sob n° 174 e 175/2022, cujo objeto é aquisição e instalação de mobiliário urbano (academia ao ar livre e parque infantil), inclusive adaptados, o parlamentar indagou se o município já solicitou às empresas a entrega desses equipamentos. Em caso positivo o vereador questionou por que não foram instalados até a presente data e qual seria o prazo para serem instalados.

    Reparo nos acessos às costeiras – Realização de reparos nos acessos às costeiras localizadas na região Sul da cidade, entre elas, limpeza, calçamento, iluminação e instalação de corrimão. O vereador relatou a dificuldade que o pescador tem para acessar as costeiras, devido ao mato, falta de iluminação e manutenção dos caminhos que estão precários.

    Reparos em pavimentação – Informações sobre processo administrativo, pregão presencial, ata de registro de preço, que tratam de reparos em pavimentação de diversas vias públicas do município. Após divulgação em jornal local de que 60 ruas serão pavimentadas, o vereador quer saber quais serão as vias contempladas e se existe cronograma com previsão de início das obras. Na oportunidade o parlamentar ainda questionou quais os bairros serão contemplados e solicitou o envio de listagem com o nome da rua e o bairro que serão receberão a melhoria através de pavimentação, reparos, guias e sarjetas.

    Lombofaixa – Estudo para viabilidade para implantação de faixa de travessia elevada na Avenida Coronel José Vicente de Faria Lima, na altura do número 1540. O par ressaltou que a instalação de lombofaixa garantirá a redução da velocidade dos veículos automotores evitando acidentes e mais segurança para população.

    Vereador Gabriel Rocha

    Iluminação em Píer – Melhoraria na iluminação do Píer da Vila, com instalação de lâmpadas mais fortes ou refletores que iluminem de forma eficiente todo o píer e plataformas. O par ressaltou que o local passou por reformas, no entanto, existe a necessidade de melhorar a iluminação. O píer é um dos pontos de visitação de moradores e turistas que frequentam o Centro Histórico e mesmo com as luzes ligadas, o local continua muito escuro, trazendo insegurança aos visitantes.

    Recapeamento asfáltico – Recapeamento asfáltico na Rua Fabiana de Andrade, localizada no bairro Água Branca. De acordo com o vereador, o pedido reforça o OF. G.A.O.S.R. nº 12/2022, datado em 21/03/2022 e vem de encontro à necessidade dos moradores da via citada, considerando que os buracos e os problemas decorrentes da falta de manutenção vem aumentando.

    Indicações

    Vereador Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado)

    Redutor de velocidade – Instalação de redutor de velocidade e reparo na pintura da faixa de pedestres na Avenida Brasil, altura do n° 2083, em frente ao bar do Tuca, no Sul da Ilha. A via é uma das principais do município e possui intenso fluxo de pessoas e veículos ao longo do dia, os reparos visam garantir a segurança de todos que circulam no local.

    Melhoria em via pública – Melhorias nos trechos danificados da Rua José Senno, no bairro do Reino. O par relatou que com as obras de instalação da rede de esgoto no bairro, a via ficou com muitos buracos e desníveis ao longo de sua extensão, causando prejuízos e transtornos aos motoristas e pedestres que circulam no local.

    Manutenção em via pública – Manutenção na Rua Antônio Carlos Cajado Simões, no Green Park. O local está precário, com enormes buracos e desníveis ao longo da via, causando danos aos veículos e colocando em risco a segurança dos que ali circulam.

    Limpeza e novas lixeiras – Limpeza pública e implantação de novas lixeiras comunitárias na Rua do Sertão, no Portinho. Há uma grande quantidade de lixo, resto de móveis e entulhos no local, o que vem causando grandes transtornos e mau cheiro, além de contribuir para a criação de animais peçonhentos e a proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti, responsável por transmitir a dengue. De acordo com o par, a lixeira instalada não é suficiente para a grande demanda, ocasionando o descarte incorreto de lixo por parte dos moradores.

    Você pode encontrar todos os requerimentos e indicações, na íntegra, no site da Câmara no menu denominado ATIVIDADE.

    Bruna Campos Aquino
    Assessora de Imprensa

    Câmara Municipal de Ilhabela
    Cel./whatsapp: 12 99602 – 4432
    Av. Dona Germana, 85 –  Centro

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.