• A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), participou, na última sexta-feira (30), do primeiro Encontro de Integração de Rotas Gastronômicas do Estado de São Paulo, realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e representantes do Mundo Mesa.

    A ação culminou na criação de um fórum permanente para acompanhar o desenvolvimento de cada uma das sete rotas que integram 20 regiões turísticas de todo o estado. Ainda no evento, foram debatidas estratégias para comercializar os produtos artesanais e realizada uma rodada de negócios.

    O município de São Sebastião integra a região turística “Baixada Santista e Litoral Norte” e atingiu o maior índice de estabelecimentos e produtores finalistas participantes do programa Rotas Gastronômicas. Nesta região turística, foram mais de 60 inscritos entre os 13 municípios do Litoral Norte e Litoral Sul de São Paulo, e destes, 5 entre os 15 finalistas da região são do município de São Sebastião, sendo eles: Single Fin Gin, Sorveteria Rocha, Cervejaria Marítima, Restaurante Taioba e o Restaurante Canoa.

    O projeto busca reconhecer e promover os principais produtos e estabelecimentos de diversas áreas do Estado, organizando-os em rotas gastronômicas, promovendo assim o Turismo Gastronômico das regiões.

    A gastronomia é um ativo cada vez mais valorizado no turismo. Aparece entre as principais motivações de viagem, segundo pesquisa da Organização Mundial do Turismo. “Em São Paulo, a rica diversidade cultural oferece ao visitante uma culinária regional típica e de qualidade, que se mistura aos saberes populares e ao regionalismo, valorizando a história, gerando desenvolvimento e oportunidades aos destinos turísticos”, ressaltou o Secretário Estadual de Turismo e Viagens de São Paulo, Vinicius Lummertz.

    Os roteiros são formados por 210 produtores de destaque da culinária regional e representam 170 municípios paulistas com grande vocação para a gastronomia. A partir de documentários promocionais produzidos pela Secretaria de Turismo e Viagens e o apoio de chefs como Morena Leite, Carole Crema, Eudes Assis e Ivan Achcar, os produtores têm ganhado visibilidade nacional.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.