A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta quarta-feira (5) um evento em comemoração ao dia da Ave, da Árvore e do Paisagista, na Praça da Mangueira, localizada no Perequê. A secretária de Meio Ambiente, Kátia Freire e o secretário adjunto, Marco Antonio Mroz compareceram ao evento.

A feira contou com a exposição de plantas e stands em que biólogos explicavam um pouco sobre o trabalho realizado com as aves silvestres nativas da cidade e as ações de preservação do meio ambiente em Ilhabela. A bióloga Silvana Davino, do ASM Cambaquara, contou um pouco sobre algumas gaiolas que foram apreendidas pelo Parque Estadual com aves e agora são expostas como vasos de plantas, ressignificando esse objeto que anteriormente era utilizado em caça ilegal.

Uma das ações realizadas no evento foi a doação de mudas de plantas e a distribuição de TAG plantável, que são etiquetas com sementes prontas para serem cultivadas em casa. Além da venda de hortaliças que são cultivadas por produtores locais.

Alguns alunos da rede municipal de ensino participaram da feira e aproveitaram a oportunidade para conversar com os biólogos e aprender um pouco mais sobre a fauna e flora de Ilhabela, além de presenciarem uma demonstração de como é realizado o resgate de cobras.

A gestora do Parque Estadual, Maria Inês Fazzini, falou sobre a importância da parceria entre a Prefeitura de Ilhabela e as associações responsáveis pela preservação ambiental da cidade e como comemorar o dia da ave é importante para qualquer unidade de conservação, visando o desenvolvimento natural da fauna local. “É inerente de uma unidade de conservação promover a atividade de observação de fauna, aproveitando todas essas oportunidades e calendários para falar disso é muito positivo”, salientou.

A secretária de Meio Ambiente, Kátia Freire, reforçou a importância do evento. “Toda ação que pudermos realizar para conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente é salutar e sempre necessária”, finalizou.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *