As quatro cidades do Litoral Norte receberam a circulação musical Brasilidade Contemporânea, durante o mês de setembro, um projeto do músico Pedro Vercelino contemplado no edital Proac 2021 que encantou alunos e toda a população da região.

Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba foram palco das apresentações do trio instrumental de percussão, contrabaixo e violão 7 cordas, formado pelos talentosos Pedro Vercelino, Junior Chiaparini e José Miranda que trouxeram para público um repertório de renomados compositores da música brasileira, com arranjos e canções autorais.

Ilhabela recebeu as ações de contrapartida do projeto, com Concertos Didáticos exclusivos para alunos do município, nas escolas municipais Professora Dra. Ruth Correia Leite Cardoso e Paulo Renato Costa Souza.

No arquipélago, os músicos também foram responsáveis por dois Ensaios Abertos, o primeiro aconteceu no Espaço Re-Percussão (Esporte Clube Ilhabela), na Vila. O segundo foi na Escola Municipal Paulo Renato Costa Souza, na Estrada do Camarão.

Nas demais cidades, as apresentações foram realizadas de duas maneiras com um Concerto Didático para alunos do Ensino Fundamental I e II e um espetáculo noturno nos teatros dos municípios, com entrada gratuita mediante entrega de 1 kg de alimento não perecível. Todas as arrecadações serão enviadas para instituições já selecionadas.

Sobre o projeto:

Brasilidade Contemporânea tem como objetivo proporcionar um novo universo musical através de ambientações, timbres e experiências sonoras onde os artistas produzem arranjos bem elaborados com um repertório que vai desde os clássicos da Música Popular Brasileira, obras escritas para violão até composições autorais.

Com uma trajetória rica desde 2013, criado inicialmente como um duo formado pelo ilhabelense Pedro Vercelino, em parceria com José Miranda, os músicos já promoveram concertos de câmara e recitais do Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos e gravações para o curso de Produção Fonográfica da Fatec ambos de Tatuí/SP, além de participações no Festival Ilhabela Instrumental e a composição do Brazilian Band e Brazza Trio que trabalharam por 10 meses no Egito em 2015, divulgando a música brasileira e descobrindo novas influências musicais.

Brasilidade Contemporânea é um show que proporciona ao público momentos de imersão na história de grandes intérpretes e compositores brasileiros, com reconhecimento mundial de suas importâncias para a música e instrumentos que se tornaram marca registrada da cultura brasileira, como exemplos desse repertório rico estão Villa Lobos, Aníbal Augusto Sardinha (Garoto), Dilermando Reis, Radamés Gnattali, Baden Powell, Raphael Rabello, Guinga e Marco Pereira.

A realização do projeto é de Pedro Vercelino, com produção de Marcinha Ferreira, com recurso do edital Proac 17/2021 Música/Circulação, através do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *