• Marcello Veríssimo

    Um caso lamentável que repercutiu em todo o país na imprensa e nas redes sociais. A judoca Talita Libório, 30, de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, afirma ter sido vítima de injúria racial, no último sábado (8), durante as competições dos 84º Jogos Abertos, em São Sebastião. A atleta registrou boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial, na região central do município.

    De acordo com a judoca, que fez um relato também no seu perfil oficial no Instagram, após a luta ela disse que começou a sofrer xingamentos, vindos direto da arquibancada. “Acabei olhando e visualizando a pessoa que falou, me chamando de negrinha, de macaca. Como isso pode acontecer em um esporte que prega respeito, educação, disciplina?”.

    Bastante querida por seus amigos e admiradores do seu talento no tatame, a atleta disse que as ofensas partiram de um professor da delegação de Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, que também participa da competição. O professor foi identificado com a ajuda de outras pessoas que testemunharam o episódio.

    Por conta das ofensas, durante as competições deste domingo (9), a delegação joseense realizou um protesto exigindo atitude do comitê dos Jogos Abertos. As lutas de ontem foram atrasadas em duas horas. “Não estava nem lutando contra a cidade dele. Foi ódio. Eu não dormi, fechava os olhos e via a cena dele apontando com ódio falando o que ele me falou”, disse Talita, que recebeu o apoio dos seus seguidores no Instagram.

    O que dizem os citados – Em nota divulgada aos jornalistas, a Secretaria de Esportes de Sorocaba lamentou o caso e disse que vai apurar para que tudo seja esclarecido e solucionado.

    O Comitê organizador dos Jogos Abertos informou que aguarda um posicionamento da Justiça para saber quais providências tomar em relação ao caso.

    A Prefeitura de São José dos Campos, cidade que Talita defende pela competição, informou que forneceu todo o apoio a judoca e aguarda a decisão do Comitê Organizador da competição.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.