• Marcello Verissimo

    A terapeuta, Nara Moraes, de Caraguatatuba, tomou a iniciativa e lançou uma campanha para alertar as mulheres da região sobre a importância do autoexame para detecção precoce do câncer de mama. “O Objetivo é a conscientização das mulheres, a importância do diagnóstico antes que o câncer esteja em estado avançado. O tratamento, o processo de cura é muito doloroso, muito invasivo”, diz Nara, que fez as fotos na Praia da Freira. “Quando o diagnóstico é precoce, tudo é feito de forma mais favorável para a paciente”, alerta Nara Moraes, que também é enfermeira intensivista com pós-graduação em UTI adulto.

    Após sobreviver ao câncer, ela conta que resolveu fazer esse alerta para as mulheres, em pleno Outubro Rosa, pois sem o hábito de se cuidar, realizar o autoexame, talvez não conhecesse tão bem o seu corpo. A prevenção para o câncer é fundamental e necessária. “É possível curar o câncer, mas a mulher precisa estar atenta e conhecer o seu corpo”.

    Nara ressalta a importância das mulheres sempre manterem seus exames em dia, independente da época do ano. “Quando a mulher está acamada, mutilada, ela deve entender que ainda existe esperança, que não é uma sentença, mas que é ela com ela mesma. Então, ela deve se tocar sempre e ter a consciência de procurar a saúde, manter hábitos saudáveis e cuidar do seu corpo.”

    Até o dia 31 deste mês, acontece a campanha nacional “Outubro Rosa”, que visa incentivar as mulheres na prevenção do câncer de mama e explicar detalhadamente o que é a doença, além de reforçar a importância do diagnóstico precoce, como também incentiva Nara Moraes.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.