• Marcello Veríssimo

    A Prefeitura de Caraguatatuba informou na última sexta-feira (14) que os candidatos à Guarda Civil Municipal deram início na reta final da primeira fase do curso de formação para GCM. O treinamento prático envolve instruções e abordagem com uso de arma de fogo. Os exercícios são ministrados por agentes especialistas do Centro Formação do Educador (Cefe) de São José dos Campos.

    De acordo com a prefeitura, os alunos-guarda recebem todas as instruções sobre técnicas e procedimentos operacionais de armamento e tiro, além dos primeiros socorros. Ainda nesta sexta-feira, eles também tiveram atividades com uso de bicicletas para simular uma patrulha.

    Ao longo do curso, a grade de estudos compreendeu instrução de defesa pessoal, combate a incêndio, radiocomunicação, trânsito urbano, abordagem veicular, identificação veicular, direito penal, direito administrativo, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e Adolescente, Lei Maria da Penha, entre outros.

    Os próximos passos consistem em concluir essa etapa do curso, com o máximo de aproveitamento das aulas práticas, com o objetivo de prepará-los para o estágio que será realizado em Caraguatatuba. De acordo com a prefeitura, a ideia é que os aprovados em todas as etapas entrem em atividade na alta temporada, a partir de dezembro, dando apoio às demais forças de segurança durante a Operação Verão 2022/2023.

    A base da GCM funcionará no Tinga, no Centro de Tradições, e também vai abrigar a Defesa Civil e o Centro de Monitoramento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.