• A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Central de Regulação, divisão do Departamento de Planejamento da Secretaria de Saúde (SESAU), implementou um novo recurso para auxiliar no combate ao absenteísmo: o envio automático de mensagens de texto (SMS), lembrando os pacientes das consultas e exames agendados nas referências municipais, sete dias antes da data marcada.

    As mensagens são disparadas automaticamente pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS). A configuração do sistema de agendamento para o envio de SMS foi solicitada pela Central de Regulação do município ao Departamento Regional de Saúde (DRS).

    A diretora de Planejamento em Saúde, Laysa Christina Pires do Nascimento, diz que a maioria dos prestadores municipais, tanto próprios quanto contratados, já está com o sistema ativo. “Apenas os prestadores com uma demanda de agendamentos mensais pequena, e que não são agendados ainda via CROSS, como os que realizam ressonância magnética, colonoscopia e cintilografia, ficaram de fora, neste momento”, explica.

    A medida de combate ao absenteísmo, uma das principais metas do Planejamento em Saúde para este ano, se soma ao Call Center da Regulação, serviço de ligações aos pacientes avisando sobre a consulta ou o exame agendado, em funcionamento desde dezembro de 2021.

    Ao receber a ligação, caso o paciente informe que não poderá comparecer na data e horário agendado, os servidores da Regulação já disponibilizam a vaga para outra pessoa que aguarda o mesmo exame/consulta e orientam o paciente sobre como reagendar o procedimento, otimizando assim a oferta de vagas à população.

    A SESAU orienta os munícipes a manter o número de celular atualizado junto às unidades de saúde para que recebam as mensagens ou ligações referentes aos agendamentos.

    Também pede que, quando não puderem ir a uma consulta ou exame agendado, avisem com, no mínimo, 72 horas de antecedência, para que a equipe de Saúde consiga encaixar outro paciente no lugar. Dessa forma, não prejudicará quem está precisando e aguardando vaga para consultas ou exames e reduzirá o absenteísmo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.