• Dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), referentes a agosto de 2022

     

    A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e de Planejamento (SEPLAN), divulgou os números de empregos gerados no mês de agosto, presentes no Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado. Foram 170 novas vagas com carteira assinada, números que colocam o município como líder no Litoral Norte em geração de empregos no mês.

    Entre janeiro e agosto, São Sebastião criou 1.651 novas oportunidades com carteira assinada, enquanto as demais cidades do Litoral Norte fecharam 752 vagas, o que coloca o município como responsável por 100% dos empregos criados na região em 2022.

    Desde janeiro de 2020, São Sebastião é responsável por 62,3% das vagas de empregos criadas no Litoral Norte. O município gerou 3.298 oportunidades de trabalho com certeira assinada no período, enquanto as demais cidades da região, somadas, criaram 1.993 empregos.

    Outros dados apurados pela SEPLAN mostram que São Sebastião foi a segunda cidade do Estado de São Paulo, acima de 80 mil habitantes, que mais gerou empregos nos últimos 12 meses, proporcionalmente à população. Foram criadas 2.863 oportunidades de trabalho com carteira assinada, no período avaliado.

    Também foram abertas 1.931 empresas no município, nos últimos 12 meses, segundo o Painel Mapa de Empresas do Ministério da Economia.

    O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Frederico Schwarz Mazzucca, explica que a SEDES, através do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), registra as vagas de emprego e encaminha os munícipes interessados para as empresas cadastradas, articulando o empregador e os candidatos como forma de incentivar e promover a empregabilidade e geração de renda no município.

    O diretor do Departamento Emprego e Renda da SEDES, Afonso da Silva Vale, explica que, entre os fatores que levaram São Sebastião a manter a liderança regional na geração de empregos, estão o investimento em infraestrutura e eventos. “O índice de confiabilidade do município cresceu bastante nesse período, vários postos de trabalho foram abertos, e a tendência que os números continuem positivos, pois o comércio se preparou para os Jogos Abertos e está se preparando para a alta temporada, contratando e preparando a mão de obra”, diz.

    Dados

    Os dados sobre a geração de empregos com carteira assinada são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e da Previdência Social. O período analisado é de setembro de 2021 a agosto de 2022.

    A SEPLAN monitora esses indicadores como parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado, instrumento de planejamento utilizado para o estabelecimento de diretrizes, projetos e ações às secretarias municipais para os próximos anos, integrando, por meio das ações, o desenvolvimento municipal.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.