Vereadores de São Sebastião cobram revitalização da Praça do Coreto

d1a146c7-1409-453c-bd1e-10fbf9abd129

Marcello Veríssimo

A situação dos moradores que vivem em situação de vulnerabilidade social voltou ao destaque na sessão da Câmara de Vereadores em São Sebastião, na noite desta terça-feira (18). O vereador Marcos Fuly (DEM), que assume a presidência do Legislativo a partir de 2023, apresentou o requerimento 437 em que solicita ao Poder Executivo avaliar a possibilidade de revitalização da Praça Major João Fernandes, conhecida como Praça do Coreto, na região central do município. “Bem como a aplicação de políticas públicas para o atendimento das pessoas que hoje se encontram morando no local”, disse o parlamentar.

O requerimento foi aprovado por unanimidade. O assunto é um problema recorrente nas cidades do Litoral Norte, não apenas em São Sebastião, mas no município chama atenção que a maior parte destes moradores está instalada em um dos principais pontos turísticos da região central, ao lado da Igreja Matriz. “Passamos ali diariamente, em frente a essa Casa de Leis, e é sabido de todos que a situação do Coreto, que vem sendo ocupado por muitos moradores em situação de rua, que estão utilizando a praça como ponto fixo, ou seja, moradia e utilizando os arbustos como banheiro e os bancos como cama. É triste ver a realidade da Praça do Coreto, que está em uma situação lastimável”, completou o vereador.

Em agosto, a reportagem do JDL recebeu denúncia de moradores da região central sobre a situação dos moradores de rua e mostrou o problema, abordado pelo requerimento do parlamentar nesta terça-feira. O coreto que fica no meio da praça serve como abrigo aos moradores que não tem local para dormir. “Os cidadãos têm dificuldade de passar pelo meio da praça, é uma pena por ser um local bonito da nossa cidade, que está depredado e ninguém faz nada”, disse o vereador Fuly, que pede providências urgentes ao prefeito Felipe Augusto para revitalização da praça.

O assunto foi amplamente debatido em plenário. O vereador Giovani dos Santos “Pixoxó” (MDB) também mostrou preocupação e apoiou o requerimento do vereador Marcos Fuly. “Seu requerimento veio em boa hora. Também fiz um requerimento solicitando a reforma da Praça do Coreto e a resposta não foi satisfatória”, alegou o vereador.

Pixoxó citou o exemplo de outras cidades que adotaram o sistema de cerca nas praças que após um determinado horário fecham para evitar o acesso dos moradores de rua. “Gostaria de clamar a administração pública que faça algo pela praça. São Sebastião merece!”.

O vereador Wagner Teixeira (AVANTE) disse que também que já abordou o assunto em requerimentos. De acordo com Teixeira, quando chegava para a sessão da Câmara nesta terça ao estacionar seu carro nas proximidades da praça foi abordado por um grupo de andarilhos que pediram dinheiro. “É uma questão de saúde pública, é triste. A Costa Sul, principalmente em Boiçucanga está abarrotado”.

Teixeira também relatou que muitos desses moradores possuem passagem policial. “Isso tem que ser resolvido, que tratem essas pessoas com dignidade. A prefeitura tem que tomar providências”, pediu o vereador.

Já o vereador André Pierobon (MDB) lembrou que os moradores do centro cobram a instalação de uma Casa de Passagem na cidade. “Eu peço encarecidamente que os responsáveis assumam e implantem em São Sebastião uma Casa de Passagem”.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam