• Entre os projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de São Sebastião está o Programa Criança Feliz (PCF) que desenvolve atividades lúdicas e vivências com crianças de 83 famílias, e abrangência, dos bairros de Toque-Toque-Grande a Boraceia, inscritas no Cadastro Único, Governo Federal.

    Segundo a SEDES, o objetivo do programa é o fortalecimento de vínculos afetivos, familiar e comunitário, ao promover lazer e aprendizagens, também sobre meio ambiente e sustentabilidade, ao reforçar as políticas públicas de assistência social para gestantes e crianças de zero a seis anos.

    Nesta quarta-feira (19), cerca de 31 crianças e seus familiares, moradores dos bairros Juquehy, Cambury, Boiçucanga, Maresias, Toque-Toque-Grande e Vila Sahy, atendidos pelo programa, visitaram o Viveiro Municipal, acompanhadas pela equipe do PCF, visitadoras e supervisora, com logística de transporte do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

    O passeio promoveu vivências ambientais, pois o local cultiva mudas de árvores nativas, e conta com horta educativa, galinheiro, apiário, lago com peixes, coelhos, tartarugas, queda d´água, comedouro e bebedouro de pássaros e flores.

    Após trilha monitorada para a queda d´água, brincadeiras no parquinho e conhecer os animais, a garotada, e seus familiares lancharam. O Viveiro Municipal está localizado na Rua Frei Galvão, Reserve du Moulin, Região Central de São Sebastião. A entrada é gratuita e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

     

    Programa Criança Feliz

    O Programa Criança Feliz (PCF) é uma ação do Governo Federal, instituído por meio do decreto nº 8.869/2016, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, meio ambiente, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

    O programa atende a gestantes, crianças de zero até seis anos e suas famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar, em razão da aplicação de medida de proteção prevista no artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

    O objetivo do Programa Criança Feliz é promover o desenvolvimento humano, a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem; e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

    O município de São Sebastião integra o programa. Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Assistência Social (NAS), Avenida Dr. Francisco Loup, 1.316, bairro Maresias. Telefone: (12) 3865-5324.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.