Viabilizado pela Prefeitura de Ilhabela, por meio do Programa de Estímulo à Cultura e produzido pela Salga Filmes, a segunda edição do Citronela Doc – Festival de Documentários de Ilhabela, terá duração de três dias, no formato presencial – de 4 a 6 de novembro de 2022 – e de uma semana, no formato online – de 4 a 10 de novembro.

 

“O Festival de Documentários de Ilhabela é viabilizado por meio do PEC – Programa de Estímulo à Cultura, que investiu R$ 1 milhão em projetos artístico-culturais de artistas, grupos, coletivos ou outras entidades e empresas que trabalham na área artístico-cultural da cidade. Além de levar cultura e entretenimento para a população e turistas, o festival também prestigia toda a classe artística da cidade. Em Ilhabela, a indústria audiovisual, por exemplo, é uma das áreas que gera emprego, renda para a nossa cidade e fomenta o turismo”, destaca o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

 

Serão apresentados documentários brasileiros contemporâneos, elogiados pela crítica e premiados em festivais, além de ciclo de debates com participação de cineastas e convidados. A programação presencial acontece no Centro Cultural da Vila. Já o acesso online se dá através da plataforma digital de streaming

todesplay (https://todesplay.com.br/). O evento é totalmente gratuito.

 

Nesta segunda edição, são exibidos 15 títulos, reunindo oito longas e sete curtas-metragens, lançados em 2021 e 2022. Realizadores e representantes dos filmes marcam presença no festival e participam de conversas com o público após as projeções e integram mesas de debate. Um dos grandes destaques da programação é “O Território”, vencedor do prêmio de público e do prêmio especial do júri na competição internacional de documentários do prestigioso Festival de Sundance, evento norte-americano criado pelo ator Robert Redeford.

 

“O festival sem dúvidas será um sucesso. Nosso intuito é fortalecer cada mais as políticas públicas culturais para nossa população. Criar iniciativas onde nossos munícipes possam ter acesso à uma gama maior de cultura em toda a cidade, sem contar na valorização de toda a classe artística da cidade”, afirma o secretário de Cultura, Marquinhos Guti.

 

O FESTIVAL

Nascido em 2021, o Citronela Doc – Festival de Documentários da Ilhabela começa a se firmar como referência em cinema documental e, ao mesmo tempo, na agenda cultural anual da cidade de Ilhabela. Com transmissão via TodesPlay, uma plataforma global de filmes, séries e produções via streaming, o festival vai muito além das fronteiras da Ilha, com as portas e possibilidades abertas para se conectar com amantes do audiovisual das mais diversas regiões do país.

 

A segunda edição do evento foi viabilizado pela Prefeitura Municipal de Ilhabela por meio do Programa de Estímulo à Cultura e produzido pela Salga Filmes, produtora brasileira com sede em Ilhabela. A programação completa você confere no site oficial da Prefeitura de Ilhabela: www.ilhabela.sp.gov.br.

 

SERVIÇO

2º Citronela Doc – Festival de Documentários de Ilhabela

Programação Gratuita

 

4 a 6 de novembro de 2022

Centro Cultural da Vila (Av. da Padroeira, 140 – Centro Histórico, Ilhabela)

 

4 a 10 de novembro de 2022

Plataforma Todesplay (https://todesplay.com.br/)

Redes sociais: Instagram @citroneladoc / citroneladoc.com.br

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *