• O candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera, com 60,1% dos votos válidos (desconsiderando brancos e nulos), a disputa pelo segundo turno ao Governo de São Paulo, contra 39,9% do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), mostra pesquisa do instituto Veritá divulgada nesta sexta-feira (21).

    A pesquisa foi iniciativa do próprio instituto. O levantamento ouviu 4.060 eleitores de 56 municípios de São Paulo entre os dias 17 e 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-01588/2022.

    No cenário estimulado, quando os candidatos são apresentados ao eleitor, Tarcísio também lidera, com 51,2% das intenções de voto. Haddad tem 34,1%. Brancos e nulos somam 5,8%, e 8,9% dos entrevistados disseram que não sabem ou não responderam.

    Entre os eleitores que ganham entre dois e cinco salários mínimos, Tarcísio tem 56,7% das intenções de voto. Das pessoas que ganham acima de cinco salários, 53,3% dizem votar no candidato. Já entre aqueles que recebem até dois salários, Tarcísio tem 44,5%.

    A maior parte do eleitorado de Fernando Haddad (35,8%) ganha acima de cinco salários mínimos. Entre os que ganham de dois a cinco salários, o petista tem a preferência de 33,7%. Já entre os que recebem até dois salários, o candidato tem 33,5%.

    No recorte de gênero, Tarcísio leva a melhor entre os homens, com 57,9%. Haddad tem 29,1% do eleitorado masculino. Das pessoas que votam em Tarcísio, 45,4% são mulheres. Haddad, por sua vez, tem 38,4%.

    O levantamento mostra, ainda, a expectativa dos eleitores de vitória no segundo turno, independentemente do voto do eleitor. Para 60,3% dos votos válidos, Tarcísio ganha a disputa. Já 39,7% acreditam que Haddad sairá vencedor.

    Presidência da República

    A pesquisa analisou também a preferência dos eleitores de São Paulo para o segundo turno da disputa ao Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 56,4% dos votos válidos no estado, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 43,6%.

    Já no cenário estimulado, Bolsonaro segue à frente, com 54,1% das intenções de voto, contra 41,8% do petista. Brancos e nulos somam 2,2%, e não sabem ou não responderam, 2%.

    Para essa amostra, a pesquisa está registrada no TSE com o número BR-00008/2022.

    Fonte: R7

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.