• O Centro Gestacional Harmonia para Vida, vinculado à Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), realizará, no dia 27 de outubro, às 09h30, o I Seminário de Sensibilização do Luto Gestacional e Neonatal do Centro Gestacional de São Sebastião. A atividade está prevista na Lei Municipal 2856/21 que institui a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional Neonatal e Infantil.

    Com este evento, o CG busca iniciar um diálogo com os profissionais de Saúde e sociedade, afim de promover a conscientização e sensibilizar para um cuidado humanizado e acolhedor destas famílias que sofreram aborto, tiveram bebê natimorto (morte fetal) ou que perderam bebê recém-nascido.

    Toda despedida precoce de um filho pode causar uma devastação na vida da mãe e das famílias, levando-os à necessidade de apoio e suporte emocional dos profissionais da saúde.

    Falar sobre o luto, tema que ainda é tabu na nossa sociedade, é fundamental para superar as barreiras e desenvolver meios de ofertar um atendimento mais humanizado, com escuta qualificada, comunicação compassiva e comportamento empático, além de buscar a ambiência apropriada para tal acolhida.

    O evento trará a São Sebastião a equipe do Instituto Luto Parental, que oferta apoio a famílias enlutadas e capacitações a profissionais para o atendimento adequado dessas famílias.

    Serão disponibilizadas 50 vagas, com inscrição pelo email:centrogestacional.ss@gmail.com

    O 15 de outubro é considerado “Dia Internacional da Conscientização e Sensibilização pelas Perdas Gestacionais”.

    Serviço pioneiro

    A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública, tem orgulho do trabalho realizado pelo Centro Gestacional Harmonia para Vida no município. É um serviço pioneiro no mundo a oferecer, em um espaço exclusivamente para a gestante utilizando as PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), previstas na PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS) do SUS.

    Referência mundial neste tipo de atendimento gratuito às gestantes, o Centro Gestacional, está estrategicamente localizado no Quiosque da Rua da Praia, região central do município, e proporciona um ambiente acolhedor, tranquilo e que favorece o contato da gestante com a natureza, contribuindo com o bem estar da gestante e do bebê.

    Atualmente a maior parte das PICS são realizadas por uma equipe de voluntárias vinculadas ao Centro Gestacional, pela naturóloga do setor e a enfermeira obstetra, com atividades de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h,  tais como yoga, massagem gestacional, medicina tradicional chinesa, meditação, reiki, shantala, aromaterapia, terapia floral, reflexologia, dança circular, fitoterapia, musicoterapia, apoio psicológico, além do atendimento das doulas pré-natal e da consulta de enfermagem obstétrica, e outras terapias e técnicas que promovem o bem-estar e a saúde das futuras mamães.

    Segundo a coordenadora do Centro Gestacional e enfermeira obstetra, Thaís Lima, os recursos terapêuticos oferecidos e o acompanhamento de doulas suavizam todo o período da gestação, promovem o bem estar físico, mental e social do binômio mãe e filho, proporciona um atendimento mais humanizado e auxilia na recuperação do pós-parto.

    Atendimento

    Localizado no Centro Histórico, na Avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), o Centro Gestacional Harmonia para Vida atende cerca de 80 gestantes por mês.

    Para obter mais informações, entre em contato pelos telefones (12) 3892-1178 e (12) 3892-1084.

    O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira das 08h às 17h, seguindo os protocolos sanitários como distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e utilização de álcool em gel 70%.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.