• A 15.ª Jornada da Saúde, promovida pela Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), em parceria com a Universidade Santo Amaro, teve como resultado 1.230 atendimentos gratuitos à população, entre consultas com médicos generalistas e especialistas, realização de exames e pequenos procedimentos. O evento aconteceu entre sexta-feira (21) e domingo (23) no Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus” e no Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I), na Topolândia.

    As consultas foram realizadas por estudantes dos anos finais de medicina supervisionados por médicos professores da universidade e médicos voluntários. As especialidades que tiveram maior procura foram clínica médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia e mastologia, neurologia adulto e pediátrica, ortopedia, otorrinolaringologia, psicologia, reumatologia e vascular.

    A diretora de Planejamento em Saúde, Laysa Christina Pires do Nascimento, explica que a Jornada da Saúde foi um sucesso, muito elogiada pelo público participante e profissionais que realizaram os atendimentos.

    Ela conta que inicialmente foram disponibilizadas 2.500 vagas, aconteceram cerca de 2.000 agendamentos e 1.230 atendimentos. Em algumas especialidades, como pediatria, geriatria, infectologia, psiquiatria e pneumologia, sobraram vagas. “Também houve cerca de 35% de absenteísmo e 15% de cancelamento de agendas por parte dos médicos, que tiveram imprevistos e não puderam comparecer ao evento”, diz.

    Durante a ação, aconteceram atividades de educação em saúde, como palestras, oficinas e distribuição de panfletos direcionadas à população. Na sexta-feira (21), às 15h, foi realizada palestra sobre o câncer de colo do útero e de mama e oficina de autoexame da mama.

    No sábado, aconteceram quatro palestras abertas à população: Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs (10h); planejamento familiar e saúde reprodutiva e oficina de preservativos e anticoncepcionais (11h); abordagem geral sobre o autismo (14h); e comorbidades e bem-estar (15h). No domingo, às 10h, a palestra foi sobre câncer de pele, e às 10h30 sobre o Projeto SABE (Suporte de Atendimento Básico de Emergência).

    A equipe da Jornada da Saúde também ministrou palestras voltadas à atualização de médicos, enfermeiros, profissionais de Saúde da Atenção Básica e da rede municipal de Educação. Na sexta-feira, às 9h, na subsede do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro), aconteceu palestra sobre autismo para profissionais da Educação e do Centro de Reabilitação do município.

    Enfermeiros receberam treinamento sobre coleta de exame citopatológico preventivo do câncer do colo uterino, popularmente conhecido como Papanicolau, e sondagem vesical de alívio. Para os médicos, as capacitações foram sobre lavagem de ouvido e ortopedia na Atenção Básica.

    O secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, diz que esse foi mais um evento de democratização da saúde, reduzindo as filas de espera por meio da oferta de atendimento em saúde, em clínica geral e especializada, e de exames. “Além de reforçar o aprendizado clínico dos estudantes, o evento contribuiu para a melhoria na condição de saúde da população”, diz.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.