• Marcello Veríssimo

    O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a chegada de uma nova frente fria continental a partir deste domingo (30). Os modelos meteorológicos apontam para uma virada no tempo com mais chuva e, principalmente, frio.

    De acordo com os meteorologistas, uma nova frente fria continental chega ao Sul do país na noite deste domingo provocando temporais. A previsão do tempo alerta que, logo depois, a frente vem acompanhada de uma massa de ar polar.

    Os meteorologistas dizem que a região Sudeste do estado de São Paulo deve sentir os reflexos desta frente já a partir da terça-feira (1º). A explicação para este frio fora de época pode estar na oscilação antártica. Os meteorologistas explicam que fortes correntes de vento que normalmente ficam bem perto do continente antártico a partir da próxima semana devem se aproximar da América do Sul, quando isso acontece dá origem ao fenômeno meteorológico da Oscilação Antártica Negativa.

    De acordo com a previsão do tempo, a OAN vem acompanhada de um jato polar, que ajuda a formar sistema de baixas pressões e frentes frias que carregam ar frio que se intensificam com a atuação do fenômeno La Niña, que favorece a entrada do jato de ar polar.

    O resultado é a queda de temperatura. A partir da próxima terça-feira, as temperaturas mínimas devem ficar entre 0º e 3º C graus no Sul do país e entre 6º e 9ºC graus em algumas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte.

    Os municípios do Litoral Norte também devem sentir a ação desta fria. Pela previsão do tempo, novembro começa com chuva e também queda na temperatura. Para se ter uma ideia, dia 31 a máxima prevista é de 31ºC e a mínima de 22ºC na região, já no dia seguinte a temperatura máxima prevista cai para 22ºC e a mínima para 17ºC com possibilidade de 90% de chuva durante todo dia e a noite.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.