Marcello Veríssimo

O domingo de votação foi tranquilo mas quatro cidades do Litoral Norte. Ao longo do dia, nenhuma ocorrência fora do habitual atrapalhou o processo eleitoral. Em média, o tempo para votar foi de 20 segundos, o primeiro voto foi para governador e depois para presidente.

Mesários disseram que, por ter menos candidatos, e com a agilidade da biometria o tempo no eleitor na cabine de votação foi mais rápido.

Em São Sebastião, não foram registrados incidentes nos locais de votação na região central do município. Na Costa Sul, em Barra do Una, duas irmãs precisaram ser substituídas na seção 129, elevando o tempo de espera para 1 hora.

Na escola Cynthia Cliquet, na Costa Norte, o maior colégio eleitoral de São Sebastião onde votam mais de 4 mil eleitores, o dia de votação também foi tranquilo e sem registro de incidentes, segundo a Justiça Eleitoral.

De acordo com a Justiça Eleitoral, mais de 276 mil eleitores estavam aptos para votar neste segundo turno na região. O horário de votação terminou às 17h, de acordo com o fuso horário de Brasília. O eleitor que não compareceu às urnas no dia 2 de outubro pode votar normalmente neste domingo, mesmo que não tenha justificado a ausência anterior. O prazo para a justificativa, em ambos os turnos, é de 60 dias a partir da data do dia de votação.

Por causa do sol e do calor, com temperatura máxima chegando aos 34 graus e sensação térmica de 38, muitos eleitores preferiram a praia em vez da urna. As praias ficaram cheias em toda a região, dando uma prévia do movimento na alta temporada de verão.

As praias ficaram lotadas durante todo o domingo. A reportagem do JDL recebeu fotos e vídeos do movimento nas praias. Por volta do meio-dia, a Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, registrou movimento acima do esperado para um domingo, levando em conta a instabilidade no tempo. “Justifiquei o voto logo cedo para aproveitar o dia na praia, estou bastante decepcionada com os candidatos resolvi não votar e vir para a praia”, disse a bancária paulistana, Erika Oliveira, que passou o fim de semana em Caraguatatuba.

Apuração – As primeiras urnas chegaram ao Salão Paroquial da Igreja Matriz, na região central de São Sebastião, por volta das 18h. São 289 seções eleitorais no município entre Costa Sul e Costa Norte.

Com 97,20% das urnas apuradas, Tarcísio de Freitas do Republicanos comprovou o seu favoritismo e venceu Fernando Haddad com 51,73% dos votos válidos, o que corresponde a 23.611 votos contra 48,27% do petista que obteve 22.028 votos. Além de São Sebastião, Tarcísio venceu Haddad em Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.

Apesar da vitória de Lula, os eleitores do Litoral Norte preferiram Bolsonaro para presidente. Diferentemente do primeiro turno, Bolsonaro venceu Lula em São Sebastião com 24.723 votos, o equivalente a 50,81% dos votos válidos na cidade, contra 49,19% ou 23.934 votos válidos de Lula.

Confira o resultado da apuração do litoral norte:

Caraguatatuba
Bolsonaro – 59,4%
Lula – 40,6%

Tarcisio – 59,73%
Haddad – 40,27%

Ilhabela
Bolsonaro – 55,72%
Lula – 44,28%

Tarcisio – 57,31%
Haddad – 42,69%

Ubatuba
Bolsonaro – 66,22%
Lula – 36,78%

Tarcisio – 63,46%
Haddad – 36,54%

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *