Marcello Veríssimo

Uma guerreira de volta ao campo de batalha da vida. Com esse sentimento, pode-se traduzir o retorno da fêmea de Lobo-marinho-do-Sul ao mar e à natureza. O animal foi devolvido ao seu habitat, próximo da Ilha Vitória, em alto mar, entre Ubatuba e Ilhabela.

A operação aconteceu no último sábado dia 29 de outubro e foi realizada pelo Instituto Argonauta. O caso do animal, que passou quatro meses em reabilitação, ficou conhecido após o resgate que aconteceu no início de julho entre a Praia das Pedras Miúdas e a Ilha das Cabras, em Ilhabela.

O leão marinho foi resgatado pela equipe do Argonauta que executa o Projeto de Monitoramento das Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). De acordo com o Argonauta, a soltura da fêmea envolveu o trabalho de biólogos, oceanógrafos e veterinários.

O instituto informou que a alegria do leão marinho nem de longe lembrava o estado de saúde que ela foi resgatada. Na época do resgate do Argonauta informou que o animal foi encontrado bastante debilitado e com uma grave lesão no olho esquerdo.

Após passar por exames de sangue e raio-x os médicos também constataram que ela estava anêmica, desnutrida e com pneumonia. O oceanógrafo Hugo Gallo disse que a ocorrência desta espécie na região é relativamente comum nesta época do ano, entre o inverno e a primavera. “É possível avistá-los descansando em alguns costões rochosos em suas jornadas naturais, junto às correntes marítimas de águas mais frias. Sempre que um indivíduo é registrado por aqui, nossa equipe avalia se o animal está apenas utilizando a praia como a ponta de descanso ou se encontra-se debilitado”, explicou Gallo. “Caso haja necessidade, estes animais são encaminhados ao CRD de Ubatuba para tratamento adequado realizado pelos veterinários da instituição, como foi o caso dessa lobinha”.

Para a soltura, a lobinha foi acondicionada em uma caixa de transporte até uma embarcação de apoio da Terramare, empresa parceira do Argonauta, no Saco da Ribeira, em Ubatuba. De lá, a embarcação seguiu até as proximidades da Ilha Vitória.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *