• Marcello Veríssimo

    O Dia de Finados, celebrado nesta quarta-feira (2), levou dezenas de pessoas aos cemitérios de toda a região. Mesmo com a chuva, o frio quem tem um ente querido falecido não desanimou e compareceu ao cemitério para deixar flores, acender velas e rezar em memória dos que já se foram.

    O Cemitério Municipal Recanto das Flores, no bairro Indaiá, região central de Caraguatatuba, ficou aberto das 7h às 18h. De acordo com a administração, aproximadamente 5 mil pessoas passaram pelo local, que é um dos maiores cemitérios da região, ao longo do Dia de Finados.

    Em Caraguá, funcionários da Secretaria de Administração da prefeitura juntamente com os
    reeducandos do programa “Ressocialização”, que é desenvolvido em parceria com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) do Estado de São Paulo, executaram serviços de roçada, capina, pintura de guias e limpeza no cemitério.

    Tendas para venda de flores e velas foram montadas na entrada do cemitério. Assim como em Caraguatatuba, no Cemitério Municipal de São Sebastião, na região central da cidade, também foram montadas tendas para venda de flores e de igrejas que estavam realizando orações com os visitantes.

    O administrador do Cemitério Recanto das Flores, Matheus Moisés, disse que a celebração do Dia de Finados transcorreu em normalidade e os visitantes procuraram seguir as medidas de segurança para evitar a proliferação do mosquito
    Aedes aegypti, transmissor da Dengue, que encontra nesta época do ano a fase perfeita para proliferar. “As pessoas cumpriram seu dever e não levaram vasos de planta em recipientes que acumulem água”, ele disse.

    Durante todo o dia também foram realizadas missas nos cemitérios. Na Capela da Ressurreição, que fica no Recanto das Flores, elas aconteceram às 7h, 9h, 11h, 12h (terço), 13h, 15h e 17h.

    Em São Sebastião, a reportagem do JDL apurou que foram realizadas missas às 10h e às 16h30, mas nenhum representante da paróquia municipal foi encontrado para comentar o assunto.

    Bela Vista – O Bela Vista Cemitério Parque, no Jetuba, ficou aberto das 8h às 17h neste Dia de Finados. A Paróquia Nossa Senhora da Visitação, que fica no Massaguaçu, informou que foi celebrada uma missa às 10h para os fiéis que chegavam ao cemitério, que fica na avenida
    Marginal Direita, altura do número 5.000, na rodovia que liga Caraguá a Ubatuba.

    Jean Pierre – Todo ano, no Dia de Finados, o túmulo do recém-nascido Jean Pierre Thor, ou simplesmente Jean Pierre é um dos mais visitados da região. De acordo com fiéis católicos, ao menino, filho de pais estrangeiros, são atribuídos milagres, o que para muitos faz dele uma espécie de anjo. Ele morreu no dia 4 de julho de 1959 em decorrência de uma pneumonia, na Casa de Saúde Stella Maris.

    Jean Pierre está sepultado no túmulo 3.030 do Cemitério Municipal.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.