• A convite da Embratur, de 28 a 30 de outubro, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), participou da Feira de Turismo New York International Travel Show (NYITS), em Nova Iorque (EUA).

    A Feira é considerada uma das principais do segmento de negócios e eventos da América do Norte e reuniu cerca de 9 mil representantes da indústria do turismo e cerca de 15 mil visitantes.

    O município de São Sebastião foi um dos três destinos brasileiros que integraram o estande da Embratur. No espaço, foram apresentadas as belezas naturais, a gastronomia, a cultura caiçara e os diversos atrativos turísticos da cidade, por meio das folheterias impressas e digitais (Turismo na Palma da Mão), para visitantes e operadores de turismo dos Estados Unidos e diversos países, em cerca de 80 atendimentos realizados.

    A Prefeitura de São Sebastião é convidada frequentemente para integrar o estande da Embratur, devido a excelente classificação no ranking de destinos participantes. Para conquistar uma boa classificação, alguns critérios são analisados como a comunicação visual dos materiais levados às feiras; a quantidade de idiomas das folheterias disponíveis; se há folheteria digital; a qualidade do site oficial do turismo municipal; os produtos turísticos; o material promocional no idioma do mercado; os produtos oferecidos; a assiduidade em outros eventos de turismo; entre outros. O município tem folheterias e materiais gráficos elogiados em feiras de turismo, se tornando a primeira cidade da lista para participação de diversas feiras.

    A Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo, esteve presente na Feira e destacou a importância da participação. “É de suma importância todas as feiras que a Embratur oferece para a nossa cidade participar, pois atrai um grande público que tem como principal destino o Brasil. Sempre temos um bom retorno, visto que tivemos um aumento de quase 30% de turistas estrangeiros visitando São Sebastião, fomentando e aquecendo a economia local.”.

    Feira Internacional de Turismo de Gramado – Festuris 2022

    De 3 a 6 de novembro, a SETUR também esteve presente na Feira Internacional de Turismo de Gramado – Festuris 2022, em Gramado (RS). O evento é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Foram feitos cerca de 200 atendimentos diários, com distribuição de mais de 2.000 unidades de folheterias e materiais de divulgação, em três diferentes estandes: na Aprecesp – Turismo Paulista; no Espaço LGBT+ do Governo do Estado de São Paulo; e no estande da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, representando a região turística Litoral Norte de São Paulo.

    Mesa SP

    De 3 a 5 de novembro, a SETUR marcou presença no Mesa SP, evento gastronômico promovido pela Mundo Mesa que reuniu Chefs brasileiros e internacionais, profissionais e interessados no setor para a exposição de produtos, troca de experiências, workshops e palestras, na cidade de São Paulo. A participação no evento foi a convite da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Na ocasião, foram apresentadas as folheterias de turismo no estande, exaltando a gastronomia caiçara, os pontos turísticos e a cultura sebastianense.

    Os representantes da SETUR também estiveram em contato com o Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, e participaram do Fórum Rotas Gastronômicas.

    O município de São Sebastião integra a região turística “Baixada Santista e Litoral Norte” e atingiu o maior índice de estabelecimentos e produtores finalistas participantes do programa Rotas Gastronômicas. Nesta região turística, foram mais de 60 inscritos entre os 13 municípios do Litoral Norte e Litoral Sul de São Paulo, e destes, 5 entre os 15 finalistas da região são do município de São Sebastião, sendo eles: Single Fin Gin, Sorveteria Rocha, Cervejaria Marítima, Restaurante Taioba e o Restaurante Canoa.

    O projeto busca reconhecer e promover os principais produtos e estabelecimentos de diversas áreas do Estado, organizando-os em rotas gastronômicas, promovendo assim o Turismo Gastronômico das regiões.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.