Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e o Pontos MIS, oferece gratuitamente a Oficina “Tudo Palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada pela roteirista e diretora Giuliana Monteiro.

A atividade acontecerá das 14h às 18h, na Videoteca Municipal, localizada na Rua Manoel Rufino, nº 15, no Centro Histórico. No total, serão disponibilizadas 20 vagas para o público a partir de 16 anos.

As inscrições devem ser feitas diretamente na Videoteca ou pelo telefone (12) 3892-5641.

Na oficina serão discutidas as diferenças entre o processo de escrita de um roteiro cinematográfico de ficção e o processo de escrita de uma obra literária. Serão analisadas cenas de obras literárias que foram adaptadas para o roteiro cinematográfico; e discussões sobre arte de adaptar para o cinema e por que muitas pessoas tem a sensação de que o livro é muito mais interessante do que o filme.

Sobre a oficineira: Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo. Formada em Multimeios pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Giuliana trabalhou como produtora durante 8 anos antes de dirigir seus primeiros projetos. Em 2011, mudou-se para Nova Iorque com uma bolsa de estudos, para cursar o mestrado em roteiro e direção de filmes na faculdade de Nova Iorque (NYU,Tisch School of the Arts). Ela dirigiu e roteirizou seis projetos de curta metragem nos últimos três anos. Os curtas; “Raízes” (experimental), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Felicidade” (ficção) e “Eu Não Digo Adeus, Digo Até Logo” (ficção). Partindo de uma linguagem mais documental para ficção.

Seu último projeto de curta metragem, “Eu Não Digo Adeus, Digo Até Logo” teve estreia na 64th Berlinale e viajou por mais de 30 festivais nacionais e internacionais, ganhando diversos prêmios, entre eles o de melhor filme no festival Internacional de Viña del Mar em 2014, melhor filme no festival de BRAFTV em Toronto, melhor roteiro no festival Fusion em Nova Iorque.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *