• Marcello Veríssimo

    O cantor Toni Garrido fechou a programação da XV Semana da Consciência Negra – “Festa de uma raça”, neste domingo (20), com uma apresentação ao vivo para centenas de pessoas no Centro Cultural da Vila, em Ilhabela.

    O evento começou na última sexta-feira (18) com o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre a importância do povo negro e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

    Promovida e organizada pela Prefeitura de Ilhabela, a Semana da Consciência Negra reuniu ações culturais no Parque Fazenda Engenho D’Água e os shows musicais no Centro Cultural da Vila, sempre a partir das 20h. Entre as atrações que passaram pelo evento, além de Toni Garrido, estavam o grupo Negritude Jr. e as bandas locais Roda de Samba do Gustavo Maciel, Don Dito e Helinho do Pagode.

    Ex-vocalista da banda de reggae Cidade Negra, que fez muito sucesso entre os anos 90 e o início dos anos 2000, Garrido é um dos artistas mais atuantes na luta contra o racismo no país. “Hoje é um dia é para entendermos a ciência negra, ou seja, o que compete a todos os ensinamentos e as coisas boas que existem dentro da cultura [negra]. Esse não é um dia só entre os negros e pretos de várias cores, esse é um dia do universo”, disse Toni. “Um dia para o planeta voltar às belezas que vem da África. É um pan africanismo que vai se refletir de jeitos diferentes em cada lugar, em cada cidade e cada país. É um dia para pensarmos mais do que somente no preto brasileiro, pensar na África como mãe em tudo que ela tem de bom. Desde que o mundo é mundo existe a África”, completou o músico.

    O show foi repleto de clássicos do Cidade e de outros grandes nomes da música popular brasileira como Sandra de Sá, Kid Abelha, Jorge Ben Jor e o Rappa.

    Ator, cantor, compositor, apresentador. Toni Garrido é um artista plural e o palco é sua casa onde ele atua como um maestro. Ele conduz seu show com humildade, simpatia e muito ritmo, interagindo com a plateia a todo momento durante quase duas horas de show.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.