No intuito de valorizar a cultura afro na cidade, a Prefeitura de Ilhabela promoveu a XV Semana da Consciência Negra – “Festa de uma raça”, entre os dias 18 e 20 de novembro, com uma extensa programação que incluiu oficinas, desfile de moda, rodas de conversas, missa, feira e shows musicais.

 

“Fomentar o debate e reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira e toda sua história em Ilhabela, é muito importante”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

 

O evento foi dividido em dois ambientes, sendo o primeiro no Parque Fazenda Engenho D’Água, onde foram realizadas as “afroações”, que incluíram feira artesanal, oficinas, roda de conversas, desfile afro e homenagem às personalidades negras da cidade.

 

Já o Centro Cultural da Vila recebeu as atrações musicais, que contou com granes nomes do cenário nacional, como a apresentação do grupo Negritude Jr., na sexta (18/11), Batuque da Nega, no sábado (19/11) e no domingo (20/11), o irreverente Toni Garrido fechou a programação musical. Das bandas locais, destaque para a Roda de Samba do Gustavo Maciel, Don Dito e Helinho do Pagode.

 

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi dos Palmares, um dos principais representantes da resistência à escravidão, conhecido como líder do Quilombo dos Palmares. A Semana da Consciência Negra integra o calendário anual de eventos e foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci – Fundação Arte e Cultura de Ilhabela.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *