• O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Regional Litoral Norte, completa 12 anos de atividade nesta terça-feira (22). Neste período, já foram realizados mais de 200 mil atendimentos por meio da Central de Regulação de Urgência (CRU).

    Fundada em 2010, a Central de Regulação é localizada em São Sebastião e é responsável por receber todos os chamados da região e despachar as ocorrências nos quatro municípios do Litoral Norte (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela).

    Em São Sebastião, há 112 profissionais em atuação, entre coordenadores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, técnicos de regulação médica, rádio operador e administrativo.

    “A melhoria contínua é uma preocupação constante, e nesse sentido, agradecemos o apoio e incentivo do nosso prefeito Felipe Augusto e do vice-prefeito e secretário de Saúde Reinaldinho, que possibilitam estes processos em busca da qualificação e um atendimento de excelência”, diz a diretora de Urgência e Emergência, Mara Abreu.

    Educação em saúde

    Além dos atendimentos prestados através do telefone 192, o SAMU São Sebastião promove atividades educativas voltadas à população, profissionais e estudantes da área da Saúde.

    Mara conta que são desenvolvidos treinamentos de primeiros socorros com aulas teóricas e práticas, ensinando a população sobre o que fazer quando se deparar com situações de urgência e emergência. “Os participantes aprendem a identificar, avaliar, pedir ajuda e acionar o Samu da forma adequada, e o que deve ou não ser feito até a chegada da equipe para o atendimento”, diz.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.