O ubatubense Kaique Passos Ramos representou Ubatuba nesta quarta-feira, 23, no Pan-americano, que está sendo realizado no Chile, em uma disputa acirrada na modalidade canoa havaiana (Va’a) e conquistou o título de vice-campeão. O atleta é aluno do projeto de Esportes Radicais e de Aventura da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal.

O jovem de 16 anos sagrou-se vice-campeão pan-americano de V1 na categoria Junior 19, trazendo assim a 1ª medalha para o Brasil nessa competição. Kaique garantiu a vaga para a disputa internacional após ter conquistado o 1º lugar na categoria sub 19 do campeonato brasileiro classificatório, realizado no Espírito Santo, no primeiro semestre deste ano.

Em transmissão ao vivo do Pan-Americano, realizada nas redes sociais pelo professor da escolinha municipal e treinador Lucas Miom, o atleta agradeceu todo apoio de Ubatuba assim que saiu da água com a segunda colocação. “Agradeço muito todos que me ajudaram a estar nessa competição”, comentou o atleta emocionado.

Lucas também comemorou ao ver o resultado do trabalho realizado com Kaique e declarou todo carinho pelo jovem. “Eu amo esse menino, e fico muito feliz de ver tudo o que ele está conquistando”, completou o professor.

Nesta sexta-feira, dia 25, Ubatuba marcará novamente presença no Pan-Americano, desta vez na prova em grupo, que contará novamente com Kaique Passos Ramos, e com os demais membros do time: Gustavo Rodrigues Pereira, Nikolas dos Passos Arcanjo, Joaquim Fernandes dos Santos, Lorenzo Lucca Garcia Danelli e Lucas Tosetti de Vasconcellos.

Um pouco da trajetória até a classificação para competição internacional

A carreira de atleta do ubatubense Kaique começou quando ainda tinha 13 anos e conheceu o professor Lucas Miom na Escolinha Municipal de Surfe. Neste momento, o garoto recebeu o convite para experimentar a prática da canoa havaiana e encontrou a sua paixão pelo esporte, sendo um dos primeiros alunos da escolinha municipal da atividade – modalidade iniciada em 2018.

O secretário de Esportes e Lazer, Saulo Souza, parabenizou o atleta pela conquista desse importante título para a cidade. “Para nós da secretaria isso evidencia a riqueza que Ubatuba contém quando se trata de talento esportivo. Parabenizamos o atleta, professor e familiares”.

Para Kaique conhecer a modalidade, por meio da iniciativa da Prefeitura Municipal, foi o melhor que podia lhe acontecer. “Quando recebi o convite do professor, aceitei e acabei gostando muito, viram que estava me dedicando, me esforçava nas aulas e então ganhei o convite para entrar no time de competição”, comentou o atleta lembrando que já participou de diversas provas como “Dos Reis Va’as”, quando conquistou o primeiro título brasileiro, de etapas do campeonato Paulista juniores e até mesmo na categoria Open (na categoria principal da modalidade).  “A competição aconteceu em Ilha Grande e conseguimos (eu e a equipe OC6 – Ubatuba Hoe) um bom resultado, ficando em 2° lugar, um resultado muito bom para nós, sendo que era minha primeira prova com o time. Foi uma disputa do começo ao fim, remamos 30 km em 2h36 sem revezamento”, lembrou o atleta ao falar da sua experiência no Open.

Kaique participou também do Campeonato Brasileiro de Va’a aqui em Ubatuba no ano passado e mais uma vez subiu no pódio. “Eu estava empolgado e me preparando muito para essas provas, com a ajuda do meu treinador Lucas e do meu parceiro de treino Herminho. Foi o meu primeiro brasileiro de v1 (canoa individual sem leme) e consegui fazer uma prova muito boa, fui campeão da minha categoria sub 16 e na sub 19 de OC6”, concluiu.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *