Marcello Veríssimo

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou nesta semana o balanço da violência no estado durante os 10 primeiros meses do ano. O Litoral Norte continua com seus municípios entre os mais violentos da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, que engloba cidades com maior número de vítimas de homicídio por 100 mil habitantes. O indicador leva em conta o número de mortos em casos de homicídio doloso, ou seja, quando existe a intenção de matar nos últimos 12 meses, de novembro do ano passado até outubro deste ano.

A área do Deinter 1, que inclui os 39 municípios da RM Vale, contabilizou 427 casos de homicídio doloso, com 449 vítimas neste período. No litoral, Caraguatatuba segue sendo a cidade mais perigosa da região, nos primeiros 10 meses de 2022 foram 16 assassinatos com 26,75 vítimas, o que deixa o município entre os cinco mais violentos do Vale do Paraíba, atrás de Cruzeiro que tem 45,84 vítimas, Caçapava 27,15 e Lorena com 33, 51.

De acordo com os números da SSP, Ubatuba termina os 10 primeiros meses de 2022 como a segunda cidade mais violenta do litoral com 20 casos de homicídio e média de 25,86 vítimas. Já São Sebastião aparece na 13ª posição do ranking da escala de violência com 13, 10 vítimas de homicídio por 100 mil habitantes.

Para conter os índices de violência, que geralmente tendem a aumentar ainda mais durante a temporada de verão, a partir de dezembro, logo após o Natal, a Polícia Militar inicia a “Operação Verão” nas quatro cidades da região com reforço no número de policiais e em batalhões especiais como a Força Tática e Cavalaria da PM, entre outras.

O tráfico de entorpecentes é um dos principais responsáveis pelos casos de homicídio, segundo a polícia. De acordo com a Agência Senado, o crime organizado é responsável pela maior parte da violência no Brasil. As estatísticas mostram que 80% dos assassinatos estão ligados com o narcotráfico ou com a ação de milicianos, seja em duelos pelo controle de bocas de fumo ou enfrentando a polícia.

O Conseg (Conselho de Segurança) de Caraguatatuba se reúne no dia 13 de dezembro para a 19ª reunião presencial do ano com o projeto “Conseg Vai até Você”. Desta vez, a reunião será realizada na Capela São José, na rua Azalea, nº10, no Portal da Fazendinha, bairro Getuba, a partir das 18h30, na pauta o conselho deve debater ações contra o uso e o tráfico de entorpecentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *