No último fim de semana, o Auditório Maristela de Oliveira recebeu a Mostra Competitiva e a Cerimônia de Premiação do VI Curta Caraguá, Festival de Cinema de Caraguatatuba, que premiou alunos da rede estadual do Litoral Norte.

Ao todo, foram credenciados 30 filmes, sendo 15 deles exibidos ao público, em uma programação de aproximadamente uma hora e meia, que foi acompanhada por dezenas de pessoas que ocuparam todos os assentos do auditório.

Os filmes inscritos competiram nas categorias: Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Especial, onde alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º do Ensino Médio ou Técnico puderam trabalhar juntos em suas criações cinematográficas, que variaram entre as mais diferentes linguagens, como animação, ficção e documentário.

A avaliação dos filmes foi realizada por uma banca composta pelo coordenador de cine-foto-vídeo da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Eliotty Caetano, pelo fotógrafo e cineasta Felipe Vernizzi e Hugo Labanca, designer, videomaker e produtor, que avaliaram os projetos e selecionaram nove obras para a premiação.

Na categoria Ensino Fundamental II, foram premiados: ‘Cuidado Garoto Apaixonado’ da EE PEI Professora Florentina Martins Sanches de Ubatuba, em 1º lugar; ‘O Sonho de Breno’ da EE Dr. Esteves da Silva de Ubatuba, em 2º lugar; e ‘Da Esperança ao Recomeço’ da EE Avelino Ferreira de Caraguatatuba, em 3º lugar.

A categoria Ensino Médio premiou ‘Thank You’ da EE PEI Professora Maísa Theodoro de São Sebastião, em 1º lugar; ‘A Rotina’ da Fundação Casa de Caraguatatuba/EE Ismael Iglesias, em 2º; e ‘A Caolha’ da EE PEI Professora Dulce Cesar Tavares de São Sebastião, em 3º.

Já a categoria Especial consagrou ‘O Racismo que Vivi’ da EE Vereador Benedito Paes Sobrinho de Caraguatatuba como o 1º colocado; ‘Sobrevoando Minha História’ da EE Benedito Miguel Carlota como 2º colocado, e ‘Precisamos Falar’ da EE Avelino Ferreira como 3º colocado, ambas as escolas também de Caraguatatuba.

Além de troféus personalizados em formato de claquete para o 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria, as escolas que recebem 1º colocação também foram agraciadas com uma excursão para o MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Todas as escolas selecionadas receberam ainda um kit contendo tecido e tripé para Chroma key.

Para Eliotty Caetano, coordenador de cine-foto-vídeo da FUNDACC, “foi uma honra poder contribuir para o retorno deste evento tão importante nos dias atuais, especialmente após a pandemia que impulsionou o setor audiovisual do mundo. Foi emocionante acompanhar o impacto nas escolas e ver a reação dos alunos na mostra competitiva e na cerimônia de premiação”.

O 6º Curta Caraguá obteve a participação de 26 escolas da região, cerca de 44 professores, e  mais 16 pedagogos ouvintes participando das capacitações, que mais tarde foram empregadas em sala de aula para a produção dos curtas-metragens. Fora isso, o festival proporcionou, na última semana, uma extensa programação cultural, com workshops voltados ao cinema e à criação para toda a população, de maneira a incentivar o setor audiovisual regional.

Para Silmara Mattiazzo, presidente da FUNDACC, “foi um momento de muita emoção retomar este projeto e ver escolas em que já fui professora serem premiadas. Agradeço ao prefeito Aguilar Junior por sempre nos apoiar e à equipe FUNDACC, por todo empenho e trabalho para que o festival pudesse ocorrer”.

O VI Curta Caraguá foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da FUNDACC, com apoio do programa Tradição SP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e a Amigos da Arte, em parceria com a Diretoria de Ensino Regional de Caraguatatuba. O evento contou ainda com a colaboração da AVP produtora, DevUp escola gamer, Hotel Atlântico Sul, Elo Informática, Cineclube Sambaqui e Pontos MIS.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *