Marcello Veríssimo
Hoje é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Com o início do mês as cidades da região dão início a campanha “Fique Sabendo”, que marca a conscientização para prevenção e combate ao vírus HIV.
Em Ilhabela, serão realizadas testagens no Centro de Infectologia, das 9h às 16h20. Durante este mês as equipes de saúde ainda realizam ações nas UBS’s. Também estão programadas rodas de conversa com os profissionais de saúde, Márcia Iasi (médica hepatologista), Leandro Bernardo (médico infectologista) e Ana Ferri (psicóloga), às 9h, 15h e 16h20, respectivamente.
O dia 1° de dezembro foi instituído pela Organização Mundial da Saúde como Dia Mundial de Combate à Aids. A campanha Fique Sabendo acontece em todo o estado e é promovida pelas prefeituras municipais, por meio das secretarias de Saúde. A iniciativa visa ampliar o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV e Sífilis, além de reforçar e conscientizar sobre as medidas de prevenção às IST ‘s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o estado de São Paulo registrou queda de
77,8% nos casos de morte pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) nos últimos 27 anos.
Em 2021, ocorreram 1.719 mortes em decorrência da Aids, sendo 72% de homens e 28% de mulheres. Em 1995, quando ocorreu o pico de mortalidade pela doença no território paulista, foram 7.739 mortes, 75,5% de homens e 24,5% de mulheres.
A Fundação Seade alerta que, apesar da diferença entre os índices ter diminuído, a maior taxa de mortalidade ainda persiste entre os homens. Mas, ao longo dos anos, a introdução dos novos tratamentos que possibilitam melhor qualidade de vida para pessoas que vivem com o HIV aumentou a sobrevida desse grupo, o que explica também a redução do número de mortes.
Outras cidades – A ação da campanha “Fique Sabendo” será realizada em várias Unidades Básicas de Saúde, em Ubatuba. No dia 7 de dezembro haverá a realização de testes no calçadão central, das 9h às 14h. Além da testagem, a iniciativa também distribuirá materiais educativos sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
Os testes são oferecidos durante todo o ano nas UBSs e no Ambulatório de Infectologia e a testagem também integra a rotina de pré-natal de gestantes e seus parceiros.
Para Thífany Félix, presidente do Fórum LGBT do Litoral Norte Paulista, a testagem é muito importante. “Quanto antes começar o tratamento, melhor para uma vida “saudável” e sem o risco de transmitir ao parceiro(a)”.
Ela destaca ainda que tão importante quanto a testagem e o uso do preservativo é combinar com o uso da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que evita a contaminação nas relações sexuais quando o preservativo se rompe ou até mesmo quando o sexo é desprotegido. “Assim como também deve-se informar a população sobre a PEP, a Profilaxia Pós-Exposição, usada entre as primeiras 72h ao ter o contato direto com exposição ao HIV, para não correr a transmissão.
São Sebastião e Caraguatatuba não informaram as ações que serão realizadas pela campanha Fique Sabendo.