A Prefeitura de Ilhabela abre neste sábado (3/12), na Vila, a “Temporada de Mar e Mergulho” na cidade. O evento marca o início da alta estação para o mergulho e tem como objetivo envolver turistas, mergulhadores, profissionais do mergulho e o trade turístico local, trazendo informações por meio de palestras para incentivar essa atividade que já é bastante praticada no arquipélago, mas que tem potencial para se expandir ainda mais.

 

Ilhabela é um verdadeiro paraíso para mergulhadores, tanto para os iniciantes quanto para os mais experientes. São pelo menos 15 pontos de mergulho em águas abrigadas ou abertas para a prática de diferentes modalidades, como a flutuação, o batismo, o mergulho credenciado e o mergulho técnico.

 

Embaixo d’água, a visibilidade pode chegar a até 20 metros, revelando uma rica biodiversidade que inclui peixes, tartarugas, raias, moreias, corais, diferentes espécies de moluscos e artrópodes. Piscinas formadas pela costeira, grutas, lajes e parcéis servem de abrigo para a vida marinha. Os naufrágios também merecem destaque e enriquecem o imaginário de quem visita o município. Além de uma boa opção para mergulho, são fonte de muitas histórias e lendas.

 

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, comenta sobre o potencial do mergulho para o arquipélago. “Esta é uma atividade envolvente, porque nos revela um universo diferente e pouco conhecido – o fundo do mar. Temos muitos pontos de mergulho, diferentes formações naturais, naufrágios e muita biodiversidade, além, é claro, de operadoras de mergulho que oferecem a melhor experiência ao cliente. Recebemos muitos mergulhadores ao longo do ano, mas a atividade pode crescer ainda mais. Com esse evento, queremos mostrar que o mergulho é para todos, existem modalidades para que quem nunca praticou possa começar hoje mesmo, e que também há opções para os que desejam fazer cursos e explorar ainda mais o fantástico mundo submarino”.

 

Para saber mais sobre os pontos de mergulho de Ilhabela, conhecer sobre os mistérios do fundo do mar e a respeito dos naufrágios, não perca a programação da Abertura da Temporada de Mar e Mergulho.

 

Confira a programação:

17h – Abertura

17h30 – Palestra: Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, com Thaís – ICMBIO

18h30 – Palestra Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, com Guilherme Barra – Colonial Diver

19h – Palestra: Naufrágios de Ilhabela, com Danilo Taino – Portal Arquipélago Ilhabela

19h30 – Palestra: Cursos de Mergulho, com Andreia Akaki – Oceano Sub

20h – Palestra: Batismo de Mergulho em Ilhabela, com David Reynaldo Diaz – Mergulhador

20h30 – Palestra: Como ser um Profissional de Mergulho Recreativo, com Joaquim Poianas – Narwhal

21h – Encerramento – Show com a Banda George Moon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *