Marcello Veríssimo
A Unidade de Negócios da Sabesp no Litoral Norte, em parceria com a Secretaria de Educação, em Caraguatatuba, realizou na última semana o encerramento do projeto ‘Educa Sabesp’, desenvolvido como piloto em quatro unidades escolares e que envolveu 16 turmas e aproximadamente 450 alunos.
O projeto teve início no 1º semestre deste ano. O Educa Sabesp desenvolve atividades de educação ambiental com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. De acordo com a companhia, este ano a iniciativa contou com a orientação dos professores Bruno da Silva Pereira, Ana Paula Accacio Veloso, Alessandra Regina Pinheiro da Costa, Alex Sandro e Bárbara Amaral Paiva. As escolas participantes foram
as Emefs Profª Maria Aparecida Ujio; Profº Euclydes Ferreira; Profª Edna Maria Nogueira Ferraz e Ricardo Luques Sammarco Serra.
Durante o projeto, os professores participaram de capacitação ministrada por profissionais da Sabesp, desenvolveram e aplicaram planos de aula com tema água e saneamento e realizaram com os alunos a visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) no Porto Novo, proporcionando uma vivência maior com o tema estudado.
O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno, esteve presente no evento de encerramento. Ele disse que o projeto foi desenvolvido com a ideia de que os estudantes consigam compreender que o trabalho da companhia é muito mais do que captar, tratar e distribuir água.
Rui disse que o objetivo é levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. “Esse trabalho me orgulha muito. Através da parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, conseguimos realizar o sonho e a partir desse passo, queremos aprimorar cada vez mais e levar a proposta para outros municípios. É um projeto que é muito bom para o agora, mas, principalmente, é muito bom para o futuro”.