Marcello Veríssimo

Os próximos prefeitos do Litoral Norte terão um problema a mais para se preocupar. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, para as 27 capitais do país, somado aos números oficiais da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostram que a região possui duas cidades com altos índices de violência para sua dimensão geográfica: Caraguatatuba e Ubatuba.

O Litoral Norte integra a Região Metropolitana Vale do Paraíba, que possui mais vítimas de homicídio no interior paulista. Os dados levam em conta o número de vítimas de homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte e mortes cometidas pela polícia no ano passado.

Caraguatatuba, a cidade mais violenta do litoral norte, possui uma taxa de homicídio de 24,24 vítimas por 100 mil habitantes. Pelo levantamento, se fosse uma capital, Caraguá seria a 13ª entre as mais violentas, atrás de Teresina, Fortaleza e Recife, que possuem taxas de 37, 34,3 e 31,1, respectivamente.

Entre as cidades da região, Ubatuba contabilizou 16,6 vítimas. São Sebastião, segundo os dados, está fora da chamada “zona endêmica”, com 9,82.

A zona endêmica é o patamar estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para classificar as regiões mais perigosas, que possuem índices iguais ou superiores a 10 para 100 mil habitantes.

Caraguatatuba e Ubatuba estão ao lado de outras cidades perigosas como Guaratinguetá com 14,87 vítimas, Caçapava com 13, 58 e Jacareí que tem 10,78.

A megalópole de São Paulo, segundo os dados, registrou queda no número de crimes violentos este ano e está com taxa de 7,7 vítimas. Em comparação com 2021 o indicador revela ainda piora nos índices.

Ubatuba teve aumento de 71%, Caraguatatuba 10,31/% e São Sebastião alta de 33%.

O JDL procurou o comando do 20° Batalhão da Polícia Militar do Interior, responsável pelo policiamento ostensivo nas cidades da região, mas não obteve retorno.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *