A Prefeitura de Ilhabela realizou na última segunda-feira (5/12) uma audiência pública para ampliar o debate sobre o serviço de Travessia por Balsas entre o arquipélago e São Sebastião, principalmente na temporada 2022/2023.

A audiência pública teve a duração de duas horas e na primeira fase, contou com a explanação do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci; do comandante da Delegacia dos Portos de São Sebastião, Capitão de Fragata André Luís Abreu Castelo Soares; do diretor geral do Departamento Hidroviário Estadual, José Reis; do secretário de Governo, Cezar De Tullio; o secretário de Mobilidade Urbana e Segurança Pública de Ilhabela, Cristobal Parraga; o presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Sidney Covas; a presidente da Câmara de Ilhabela, Diana Matarazzo; o coordenador de Travessias, Ibsen Trench e o gerente de Travessias, Agnaldo Almeida.

Em seguida, foi a vez da manifestação dos presentes, que apresentaram suas dúvidas e sugestões. Além de representantes da sociedade civil, estiveram presentes também empresários de vários setores que utilizam a travessia diariamente.

“Excelente discussão com a população, onde cada um entendeu que nestes três meses vamos ter algumas dificuldades, porém vamos conseguir superar este momento. Saímos com algumas anotações importantes e espero que todos tenham entendido as dificuldades deste processo”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Um dos pontos questionados durante a audiência foi a possível municipalização do sistema de travessias. “Esta é uma vontade política que temos e que precisamos do apoio da população. Já tentamos por diversas vezes que o Governo Estadual nos ouça, mas em vão. Agora, em período de transição, talvez seja mais difícil, mas acredito que com o novo Governo, esta discussão possa ser retomada”, ponderou Colucci.

Sobre a manutenção das principais embarcações da travessia, FB-25 e FB-29, o diretor geral do Departamento Hidroviário Estadual, José Reis, destacou que ambas estão em reforma. “A previsão de retorno da FB-29 é para o mês de fevereiro, para atender o fluxo do carnaval e a FB-25 para o final de março”.

A FB-25 é uma das principais embarcações da travessia entre São Sebastião e Ilhabela, sendo a maior da frota da empresa e uma das maiores do Brasil nesta categoria, com capacidade para 85 veículos. Atualmente, a travessia de balsas opera com oito embarcações e duas lanchas de pedestres.

Outra questão levantada durante o encontro e defendida pelo Prefeito Colucci foi a Hora Marcada. “Esta foi uma luta nossa de muitos anos atrás e que é importante para nossa indústria, que é o turismo. Temos que estar atentos a esta questão, pois se o ingresso de turistas na cidade se torna difícil, toda nossa economia local sofre, principalmente com a geração de empregos, pois o turismo é a nossa principal engrenagem econômica”, destaca Colucci.

Sobre a prioridade de embarque para moradores, o Prefeito Toninho Colucci destacou durante a audiência que a Procuradoria Geral da Justiça de São Paulo analisou a lei, criada pela lei da vereadora Diana Matarazzo, de forma inconstitucional, que dispõe sobre a prioridade na fila de embarque de travessias. “Quem cria prioridades é a lei Federal, não Municipal. Tal medida adotada resultou em todo esse desgaste para nossa população. Vamos retomar a cobrança da Taxa de Preservação Ambiental para quem visita a cidade e assim, com a isenção dessa cobrança para os moradores, será aberta uma fila preferencial, o que resultará na agilidade do embarque para nossa população”, afirma o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

O interessado em assistir a audiência pública completa, a gravação na íntegra está disponível na página oficial da Prefeitura no Facebook (@prefeiturailhabela) e na página do Tribuna do Povo (@tribunadopovo).

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *