Marcello Veríssimo

Celeiro do surfe, “quintal” de grandes nomes do esporte, entre eles o tricampeão mundial Gabriel Medina, a praia mais badalada da costa sul de São Sebastião, praia da elite paulistana, de gente bonita, e até praia onde a maconha é legalizada. Ao longo dos anos, Maresias é conhecida por reunir todos os ingredientes para um bom verão.

A partir deste fim de semana, Maresias
recebe a partir o ‘São Paulo Surf Festival’, com atrações dentro e fora do mar. Serão dois finais de semana de muito surfe (9 a 11 e 16 a 18 de dezembro) com a presença de grandes nomes do surfe nacional como o campeão mundial Adriano de Souza – Mineirinho (foto), Picuruta Salazar, Daniel Friedman, Rico de Souza, Freddy Jacob, Marcelo Baboghluian, além do ator e surfista Kadu Moliterno.

A realização do evento é da SP Surf que também vai homologar outros dois torneios de surfe exclusivos para mulheres. De acordo com a organização, o São Paulo Surf Festival 2022 chega para fechar a cena do surfe brasileiro com chave de ouro. “O evento contará com diversas atrações divididas entre atividades na areia, competições, bateria com pranchas retrô, exposições, palestras, aulas de surfe, desafio de remada, exibição de filmes e apresentações, com destaque para a presença de grandes nomes do surfe nacional, entre eles Adriano de Souza, “Mineirinho” – campeão mundial de 2015″.

As atrações culturais começam nesta sexta-feira (9) com uma palestra para alunos de escolas municipais ministrada por Rico de Souza; exposição da ̃Maior Prancha do Mundo; além de atividades esportivas como clínicas de surfe, disputa de remada e Canoa Polinésia (VA’A ) entre outros. Adriano de Souza participará do “Sunset Talks”, bate papo informal que contará com outros grandes nomes do surfe nacional.

Mineirinho também entra na água para se apresentar na bateria com pranchas retrô, que contará com diversos modelos: fishs e monoquilhas. O atleta disse que está muito feliz em participar do festival. “Será uma ótima oportunidade para rever amigos, além de contribuir de alguma forma para o nosso esporte”, disse Mineirinho.

Torneios de Surf 

Durante o São Paulo Surf Festival vão acontecer dois torneios exclusivos às mulheres: o São Paulo Surf Festival de Longboard, e o São Paulo Surf Festival de Pranchinha, ambos homologados e realizados pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf).

Aos vencedores dos torneios, Longboard e Pranchinha, cada campeão, vai levar um pacote com tudo pago (aéreo, hospedagem e traslado) com direito a um acompanhante, para um destino de sua escolha na América Central (Panamá, Costa Rica, El Salvador, entre outros), que assim como Maresias também são berços do surfe. Os pacotes de viagem são oferecidos pela The Sur Travel.

As duas competições destinadas exclusivamente às mulheres abrem 32 vagas em cada competição (Longboard e Pranchinha).As inscrições já estão abertas e os interessados podem se inscrever por meio do link (https://linktr.ee/spsurfestival.oficial).

O presidente da SP Surf, Zé Paulo, disse que esse é evento irá decidir quem serão as primeiras
campeãs desta edição, que também é a primeira do São Paulo Surf Festival. “Vamos torcer para que Maresias mostre todo o seu potencial com altas ondas e praia cheia”.

Lendas do Surfe 

Os Legends também entrarão em cena com a disputa de uma bateria entre surfistas que fizeram e fazem história no cenário nacional. Entre eles: Rico de Souza, Picuruta Salazar, Daniel Friedmann, Leco Salazar e Kadu Moliterno. “Maresias é um lugar maravilhoso, onde tenho vários amigos e já peguei altas ondas. Tenho certeza que nosso festival entrará para a história da praia”, avalia Rico.

O público também entra na onda e pode participar de ações como conferir de perto o acervo do Museu do Surfe Rico, a Mostra de Cinema temática Surf Nacional, além da exposição de fotografias sobre as ondas de São Paulo. Para os que buscam entender um pouco mais sobre os negócios relacionados ao esporte, o “Sunset Talks” promoverá a palestra “Empreendedorismo e Surf com Rico de Souza, Ivan Martinho ( CEO da WSL), Adriano de Souza.

OUTROS ESPORTES 

O “São Paulo Surf Festival 2022” contará com exibição e clínicas das modalidades Windsurf, kitesurf SUP.

ONDAS GRANDES – Para quem curte ondas grandes, o painel Surf de Ondas Grandes e seus Limites, mediado por Rico de Souza, terá a presença dos big riders, Freddy Jacob e Marcelo Baboghluian.

SUP – O Stand Paddle Board (SUP) contará com o “Desafio de SUP”, que promoverá uma volta ao Parcel de Maresias.

CULTURA – Haverá uma mostra de cinema, que terá o surfe nacional como tema, além de uma exposição de fotografias, na qual as ondas de São Paulo são retratadas.

HISTÓRIA – O “Museu do Surfe Rico” estará presente com seu acervo que conta com verdadeiras relíquias do surfe nacional como pranchas de ícones do surfe brasileiro, as famosas madeirites, além de fotos e itens históricos.

LEGENDS – Os Legends serão representados por uma bateria/exibição com nomes consagrados no surfe brasileiro.

MULHERES – O São Paulo Surf Festival promoverá duas competições destinadas exclusivamente às mulheres. Serão 16 vagas em cada competição (Longboard e Pranchinha), que contará com as categorias Open (feminino, pranchinha).

O São Paulo Surf Festival é uma realização da Rico Promoções Esportivas com patrocínio do Governo do Estado de São Paulo. Apoios da Prefeitura Municipal de São Sebastião por meio da Secretaria de Esportes, Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Associação de Surf de Maresias (ASM), com homologação da Federação de Surf do Estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *