O município de São Sebastião foi o grande vencedor do prêmio Top Destinos Turísticos 2022 na categoria “Turismo Social”. É a primeira vez que a cidade concorre na categoria, disputando o título com as cidades Socorro e Água de Santa Bárbara.

Além disso, a Região Turística composta pelas cinco cidades do Litoral Norte de São Paulo (São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba, Bertioga), também foi reconhecida e escolhida como a região destaque do Estado pelo Prêmio Top Destinos Turísticos.

Os municípios foram eleitos por votação popular pela internet e avaliação de uma comissão julgadora formada por profissionais especialistas.

O prêmio Top Destinos Turísticos é realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e a Skål Internacional São Paulo, consagrado como o mais importante e desejado selo de reconhecimento aos municípios e regiões turísticas que investem e fazem do turismo um gerador de riquezas.

Turismo Social

Enaltecendo o Turismo Social no município, São Sebastião criou a primeira Lei de Apoio ao Turismo de Base Comunitária do Estado; realizou a capacitação “Turismo de Base Comunitária (TBC) – Orientador de Visita”, desenvolvida pelo SENAC; e apoiou o projeto Rota Caiçara, que consiste em um passeio de barco, com saída da praia de Boiçucanga, valorizando a cultura caiçara. O trajeto percorre ainda pontos como o cerco flutuante – onde é explicada a arte da pesca – e a Ilha dos Gatos.

O projeto conquistou o Prêmio Internacional Passaporte Aberto da Organização Mundial de Jornalismo de Turismo, na categoria Empreendedor Turístico Comprometido.

Os turistas também têm a oportunidade de vivenciar os modos e costumes em uma Aldeia Indígena. O local é repleto de natureza, história e cultura. No bairro Boraceia, é possível conhecer a Aldeia Rio Silveiras que ocupa 948 hectares, abrigando cerca de 120 famílias da etnia tupi-guarani na aldeia.

Outros Prêmios

Em 2021, São Sebastião foi tricampeão na categoria Sol e Praia e campeão na categoria Turismo Gastronômico no Prêmio Top Destinos Turísticos.

By srneto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *