Marcelo Veríssimo

“Água no umbigo, sinal de perigo!”. Nessa época do ano, o slogan de segurança nas praias volta a ficar em evidência nos municípios da região. Os 12 GVT’s (Guarda-Vidas Temporários) que foram contratados pela Prefeitura de Ilhabela para a temporada de verão já realizaram 13 salvamentos nas praias do município desde o início dos trabalhos, no dia 11 de novembro.

A prefeitura divulgou um balanço que mostra que o maior número de ocorrências aconteceu na Praia de Castelhanos com 9 salvamentos e 11 vítimas (há salvamentos com mais de uma vítima).

No verão, época em que aumenta o número de banhistas nas praias são necessários alguns cuidados como evitar as costeiras onde há correntes de retorno e evitar nadar após ingerir bebida alcoólica, por exemplo. Outra dica é evitar o uso de bóias e artigos que tragam uma sensação de segurança, mas que na verdade podem aumentar o risco de acidentes.

Além dos salvamentos foram realizadas diversas ações de prevenção pelos Guarda-Vidas temporários e também pelo BSI (Bote de salvamento Inflável) do GBMar nas praias da cidade.

Além da Praia de Castelhanos os Guarda-vidas foram direcionados para as praias: Pedras Miúdas (Ilha das Cabras), Praia Grande, Perequê e Curral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *