A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para a chegada uma frente fria entre esta segunda-feira (12) e amanhã (13) que deve provocar condições para chuvas fortes e generalizada com expectativa para acumulados elevados, aumentando o risco para deslizamentos, desabamentos, enchentes e alagamentos.

Para o Litoral Norte, a previsão é que os ventos cheguem a 74 km/h a partir das 21h de hoje e prossiga assim por 24 horas. A chuva chega em seguida e o acumulado pode atingir 120 milímetros.

Desde o dia 1º de dezembro, Caraguatatuba está com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) em operação e o município encontra-se preparado para atender a população.

Conforme José Alexandre da Costa Galvão, meteorologista da Casa Civil do Estado, na quarta-feira o tempo continua ainda instável, porém, são esperados menores acumulados de chuva.

Já na quinta, o tempo volta a ficar firme e o sol aparece na maioria das regiões paulistas. O Vale do Paraíba e Litoral Norte terão pancadas de chuva com trovoadas isoladas. Na sexta-feira, o dia será típico de verão, ou seja, o sol forte e o calor predominam durante a maior parte do dia e a partir do período da tarde ocorrem pancadas de chuva em todo o Estado.

A recomendação é para que se mantenha atenção às áreas mais vulneráveis, pois não são descartados transtornos, como deslizamentos, desabamentos, enchentes e ocorrências relacionadas, com rajadas de vento, raios e granizo.

A Marinha do Brasil orienta que os navegantes consultem as previsões de agitação marítima antes de saírem ao mar com as embarcações de pesca e esporte e recreio.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no número 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *