A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), entregou neste sábado (10), no Rancho de Pesca da Barra de Boiçucanga, na Costa Sul, um trator à comunidade pesqueira do bairro. A entrega foi realizada pelo prefeito Felipe Augusto

O trator New Holland, modelo TT 75, 4×4, foi adquirido pela Prefeitura, por meio da SEMAM. A aquisição é fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Alexandre Pereira, obtida por meio de convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, contando também com a contrapartida do munícipio que foi custeada pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente (FUMDAM).

O objetivo do trator, que auxiliará cerca de 120 pescadores que atuam na região, é atender a comunidade pesqueira de Boiçucanga, na Costa Sul, e fomentar a cadeia produtiva do pescado local, diminuindo assim o custo de produção do pescador artesanal e, consequentemente, o preço de venda do pescado, tornando-o mais acessível à comunidade.

A comunidade pesqueira de Boiçucanga pratica a pesca artesanal com uso de cerco-flutuante, emalhe-fundo, arrasto-de-camarão e linha de mão. O desembarque pesqueiro é feito, principalmente, na beira do Rio Boiçucanga, onde os pescadores concentram pequenas embarcações, que necessitam de auxílios para as puxadas, descidas e o desembarque dos pescados. O trator será muito importante neste trabalho.

Além do prefeito e do secretário do Meio Ambiente, Flávio Queiroz, e a Diretora do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento de São Sebastião, Simone Monteiro, estiveram presentes ao evento da entrega do trator: Ademir Flávio de Matos, presidente da Associação dos Pescadores de Boiçucanga (APB), pescadores e familiares.

Novo rancho

A prefeitura, por meio das secretarias de Obras (SEO) e SEMAM, inaugurou, no dia 02 de junho de 2022, o Rancho dos Pescadores ‘Gilmar Furtado de Oliveira – Mestre Mestre Gil’, in memoriam. Anteriormente, houve a obra do enrocamento do rio e construção do deck da barra entregues em 2020.

A estrutura do rancho de pesca, único com dois pavimentos, é de 270 metros quadrados.  O valor do investimento foi de R$ 350 mil.

Desde o início da gestão municipal, nove ranchos foram reformados e reinaugurados, sendo eles: Enseada; Fortunato; Cigarras; Convento – São Francisco; Pararanga; Maresias; Boiçucanga e dois em Paúba (estão prontos e serão inaugurados)

Em fase de licitação estão seis ranchos: um no Varadouro, dois na Praia Juquehy, um em Barra do Sahy, um em Barra do Una e mais um na Praia Maresias. O valor total do investimento é de R$ 642.357,25.

1º Encontro

Antes da entrega do trator, foi realizado, pela Secretaria de Turismo, no mesmo local, o 1º Encontro de Turismo de Base Comunitária de são Sebastião.

O evento foi realizado especialmente para a entrega aos pescadores do troféu “Rota Caiçara”, de Passaporte Aberto como Empreendedor Turístico Comprometido da OMPT (Organizacion Mundial de Periodismo Turístico), que foi realizado no México, em 04 de setembro de 2022. Também serviu para comemorar o recebimento de dois recentes prêmios: Braztoa de Turismo Sustentável, reconhecido pela organização Mundial do Turismo pelo Projeto Municipal de Turismo de Base Comunitária: valorizando a cultura caiçara e Prêmio Top Destinos Turísticos, na categoria Turismo Social, recebido pelo município no dia 7 de dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, na qual São Sebastião recebeu o prêmio nessa categoria.

O 1º Encontro de Turismo de Base Comunitária contou com diversas apresentações culturais;

trocas de experiência; roda de conversa com mestres da cultura e exposição de artesanato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *