Marcello Veríssimo

 

Ubatuba deve ser a primeira cidade da região a viabilizar as ações para a Operação Verão 2022/2023 com o objetivo de oferecer ainda mais segurança a moradores, turistas e veranistas durante os festejos de fim de ano e a alta temporada da estação mais quente.

A prefeitura informou nesta segunda-feira (12) que a cidade recebe a partir do próximo dia 19 o
reforço de 250 policiais militares que serão incorporados ao efetivo local. Os oficiais ficarão alojados na sede da 3ª Cia PM, no Parque Vivamar, e no alojamento da Regional Sul.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Major Edilson Ramos de Oliveira, a operação também inclui atuação da atividade delegada no patrulhamento diário na Região Norte do município, além da fiscalização nas ocorrências de perturbação do sossego público.

Oliveira disse que a prefeitura também investiu na contratação de GCMs para trabalhar como reforço nos horários de folgas dos titulares atuando na fiscalização de trânsito e da zona azul, e em reforço às equipes operacionais nas ações preventivas de preservação da ordem e garantia da segurança nos espaços públicos.

De acordo com o secretário, a prefeitura também está investindo na criação de dois grupos de apoio à fiscalização, através da atividade delegada, contratando os PM em horário de folga para trabalhar no auxílio aos agentes municipais.
“Importante destacar que outra conquista deste ano é que teremos três viaturas da prefeitura que foram destinadas à atividade delegada da PM – o que vai facilitar as rondas pelo município que é muito extenso”, disse o secretário.

Mar

Na terra, no ar e no mar. A prefeitura informou que também efetivou a contratação de 40 Guarda Vidas Temporários (GVT’s) para o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar).

O efetivo atual do GBMar de Ubatuba conta com 40 guarda-vidas servindo em Ubatuba, sendo 36 no serviço operacional que atuam nas praias Itamambuca, Perequê-Açu, Tenório, Praia Grande, Toninhas e Maranduba.

Durante a temporada de verão a cobertura aumenta com homens nas praias Puruba, Félix, Prumirim, Vermelha do Norte, Vermelha do Centro, Sununga e Sapê.

De acordo com o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo), em Ubatuba, são realizados, em média, 800 salvamentos durante o período da temporada, que vai de dezembro a março, o que significa uma média de mais de um salvamento por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *